Inscrições para a próxima edição do Enem começam nesta segunda-feira

As inscrições da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão começar na próxima segunda-feira, às 10 horas, e vão até as 23h59 do dia 15 de junho, informou nesta quinta-feira (24) o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Alvo de contestação de estudantes e de brigas judiciais, a correção das redações passará por mudanças: conforme o jornal O Estado de S. Paulo antecipou, o MEC aumentou o rigor ao reduzir a nota de discrepância na nota total de 300 para 200 pontos.

Um acordo firmado com o Ministério Público Federal (MPF) permitirá que os estudantes tenham acesso às redações corrigidas apenas para fins pedagógicos a partir deste ano – o MEC ainda estuda como o sistema vai ser disponibilizado. Assim como no ano passado, todas as redações do Enem vão passar necessariamente pela avaliação de dois corretores. Agora, se a discrepância for superior a 200 pontos na nota total, um terceiro corretor dará a sua nota – nos casos em que nem ele resolver o impasse, a redação será submetida a uma banca examinadora composta por três pessoas, que vai dar a nota final.

Além de reduzir a nota de discrepância na nota total, o MEC instituiu uma nota de discrepância dentro de cada uma das cinco competências da redação – superior a 80 pontos. Ou seja: mesmo que um estudante, por exemplo, tire 640 pontos de um primeiro corretor e 480 pontos de um segundo (diferença inferior a 200 pontos, a discrepância da nota total), se em uma das competências receber 160 pontos do primeiro e 40 pontos do segundo (diferença superior a 80 pontos, a discrepância das competências), a redação será submetida a uma terceira análise.

Entre as competências da redação estão a demonstração de “domínio da norma padrão da língua escrita” e de “conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”. Como consequência das alterações, haverá um aumento no número de redações submetidas à terceira correção – segundo o MEC, o número de corretores vai saltar de 3 mil para 4 2 mil, para atender à demanda do Enem 2012. “Vamos reduzir a margem de dispersão. Redação sempre tem subjetividade e precisamos ter segurança. É uma grade de análise que dá um salto de qualidade em relação ao que tínhamos. Há um aumento de custo, mas pode ter certeza que é muito menor do que o custo de um equívoco na correção. Todo esse procedimento de correção é mais exigente, toda a preparação será mais rigorosa”, disse Mercadante, durante encontro com jornalistas em Brasília. O ministro, no entanto, foi taxativo na mensagem aos que se submeterem à prova: “Não muda nada para quem vai fazer a redação”.

Para informar o estudante sobre as habilidades avaliadas, o MEC deve divulgar em julho um guia com exemplos de bons textos e um detalhamento do que se espera dentro de cada competência. Foi mantida a parceria com a empresa de gestão de riscos Módulo – o número de itens do check-list que mapeiam todas as etapas do exame saltou de 1.276 para 3.439. O Inmetro também voltará a atuar para acompanhar o trabalho na gráfica.

Outra mudança anunciada para o próximo Enem é o aumento da nota de corte para os estudantes que se submeterem à prova para obter certificação de ensino médio – serão necessários 450 pontos em cada área do conhecimento, ante 400 da edição passada. A nota mínima na redação continua sendo de 500 pontos.

O prazo final para pagamento da inscrição será 20 de junho – a taxa de inscrição é de R$ 35. A divulgação dos gabaritos deverá ocorrer no dia 7 de novembro e a dos resultados individuais, em 28 de dezembro. Ao todo, o Enem mobilizará cerca de 400 mil pessoas neste ano, que estarão envolvidas direta ou indiretamente na aplicação da prova em 140 mil salas de aula. Mercadante estima que o número de inscritos na prova deste ano fique entre 5,8 milhões e 6,1 milhões de pessoas – em 2011, foram 5,4 milhões.

O edital do próximo Enem deve ser publicado sexta-feira no Diário Oficial da União. A prova será novamente aplicada pelo consórcio Cespe/Cesgranrio, escolhido sem licitação – o contrato de R$ 372 milhões, firmado no ano passado, previa a realização de “duas ou mais edições”.

Fonte: Agência Estado

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.