Médicos formados no exterior têm até terça para validar diploma em PE

Vai até esta terça-feira (29) o prazo de inscrições no Provalida, o programa da Universidade de Pernambuco (UPE) que permite a validação do diploma de médicos graduados no exterior. O Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e o Sindicato dos Médicos do estado (Simepe) chegaram a pedir à justiça a suspensão do programa afirmando que o processo possui irregularidades.

“Existe uma revalidação nacional chamada Revalida. Ela é referendada por todas as entidadades médicas nacionais, portanto não há porque o estado de Pernambuco fazer uma validação própria”, defende Fernando Cabral, vice-presidente do Sindicato dos Médicos. “O Revalida é um processo nacional. O Provalida é um processo, aqui no estado de Pernambuco, aberto a qualquer médico brasileiro ou estrangeiro que teve seu diploma obtido no exterior mas assume o compromisso de trabalhar para os cidadãos de Pernambuco, contratados pelo município com um salário profissional”, explica Rivaldo Albuquerque, vice-reitor da UPE.

O Provalida exige que os candidatos apresentem documentos provando uma carga horária do curso feito no exterior de, no mínimo, 7 mil e 200 horas, com pelo menos 35 % desse tempo tenham sido aproveitados com estágios; o curso deve ter durado, pelo menos, 6 anos. Se cumprir esses requisitos, o candidato vai para a segunda fase. Serão duas provas escritas com questões sobre as cinco áreas básicas da medicina (pediatria, clínica médica, clínica cirúrgica, ginecologia e obstetrícia e saúde coletiva). Na última fase, um grupo de professores vai avaliar a capacidade de comunicação e qualidade do atendimento do médico com o paciente. Todo esse processo deve demorar seis meses.

Universidades públicas de todo o país são autorizadas a fazer um processo de validação de diploma e garantir que o profissional, formado lá fora, está apto a trabalhar no Brasil. Esta é a primeira vez que a UPE organiza essa seleção. Quem for aprovado nessa seleção terá que trabalhar durante dois anos, no mínimo, em unidades ligadas ao SUS, no interior do estado.

A secretaria de saúde quer que os moradores de 168 cidades do interior que têm baixos índices de qualidade de vida tenham mais acesso a médicos. Para cobrir todas essas cidades é necessário contratar 477 profissionais. “O interesse por medicina da família e comunidade ainda é pequeno. A concorrência é de 0,3 candidatos para uma vaga, enquanto que em residências de maior especialidade essa concorrência chega a vinte candidatos por vaga. O Provalida é apenas uma ação dentro de uma política de provisão e melhoria da assistência médica no estado”, explica Cinthia Alves, secretária executiva de Gestão do Trabalho.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.