Serviço de Informações ao Cidadão já recebeu mais de cinco mil pedidos

Desde a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação, no último dia 16 de maio, já foram registrados 5.276 pedidos aos órgãos do Executivo. Destes, 1.966 já foram respondidos, de acordo com balanço da Controladoria-Geral da União (CGU), que supervisiona o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) no Poder Executivo Federal. Os números se referem até a tarde desta segunda-feira (28).

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) foi o órgão que registrou mais pedidos: 379, dos quais 311 foram respondidos até a noite de domingo (27). Gabriel Melo da Costa, chefe da divisão de atendimento ao público da Susep, diz que o maior volume de registros são relativos ao seguro DPVAT, sobre procedimentos para requerer indenizações e pontos de atendimento.

De acordo com ele, também foi registrada demanda expressiva de corretores de seguros, que pedem informações sobre os procedimentos para registro na Susep.

“Não houve uma mudança expressiva no perfil de informação que vem sendo demandada à Susep, pelo menos por enquanto. Nós ainda não tivemos casos que, pela legislação anterior, seriam indeferidos, e que, com a nova lei, passariam a ser objeto de acesso”.

Costa afirma que, via de regra a resposta é dada de imediato, ainda durante o atendimento e a grande maioria dos pedidos é feita pelo telefone (0800 021 8484). Desde o dia 16, apenas quatro pedidos foram indeferidos. Dois por serem de competência de outros órgãos e dois pela Susep não ter a informação requerida.

Já o INSS, que aparece em segundo lugar no balanço da CGU, montou seis balcões de atendimento do SIC, um na Administração Central em Brasília e um em cada Superintendência Regional (São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Recife e Brasília). De acordo com informações da assessoria de imprensa do órgão, até a tarde de hoje (28), tinham sido registrados 315 pedidos diretos e sete encaminhados por outros órgãos, além de 20 enviados por e-mails institucionais, ao invés do e-SIC.

Dessas demandas, 43 foram respondidas. Cerca de 90 % dos pedidos são referentes a informações particulares de benefícios, que não podem ser respondidas por meio do SIC. Nesses casos, o INSS envia carta ao interessado com orientação sobre o canal adequado para conseguir a informação.

Em outros poderes, as providências também estão sendo tomadas. Apesar de não adotar o ícone da CGU (um selo em forma de balão de quadrinhos amarelo com a letra “i” em verde, padrão nos órgãos do Executivo), o Senado reformulou seu Portal da Transparência e lançou o Portal E-Cidadania, que permite a participação do cidadão.

De acordo com a Diretoria-Geral do Senado, também foi criado o Balcão de Informações do Sistema de Informação ao Cidadão, viabilizado com remanejamento de pessoal e integração da equipe que já trabalhava com disponibilização de informação.

No balanço divulgado na sexta-feira (25), desde o dia 16 o Senado havia recebido 109 pedidos de informação sobre assuntos como concurso público, pessoal, cota de telefone, correio e combustível dos senadores e emendas parlamentares. Cerca de metade foi respondida.

Quanto à divulgação do salário dos servidores, o presidente da Casa, senador José Sarney, anunciou na semana passada que aguarda a regulamentação pelo Ministério do Planejamento para por a medida em prática.

De acordo com a Lei 12.527, a solicitação do cidadão não precisa de justificativa e a resposta deve ser imediata, se estiver disponível, ou em até 20 dias, prorrogáveis por mais 10.

Da Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.