Geleiras regulam volume dos rios em anos de seca

Cientistas argentinos estão pesquisando o papel das geleiras da cordilheira dos Andes como “mecanismo regulador” do caudal dos rios da região, o que permitirá “melhor cálculo e projeção das obras hídricas” para assegurar o abastecimento de água em tempos de seca.

“As geleiras têm um mecanismo regulador, armazenam água na época boa de anos frios e úmidos, e a entregam em anos secos e cálidos”, explicou Sebastião Crespo, cientista do Instituto Argentino de Pesquisa da Neve, em Mendoza.

Crespo iniciou sua pesquisa em fevereiro, durante o verão no hemisfério sul, e usou como “geleira piloto” a Orcones Superior, que fica no Parque Nacional do Aconcágua”, na zona central da Cordilheira dos Andes.

O trabalho do pesquisador tenta medir a quantidade e a forma com que a água procedentes dos cursos de água que saem do Orcones Supeior acaba nos rios que chegam a Mendoza, que também nasce nas geleiras.

“A ideia é medir os caudais através de um método de dissolução de sais”, acrescenta. Ele explicou que os sais depositados no rio podem ser detectados em outras partes da bacia para distinguir qual proporção de água do rio pertence à geleira, à neve ou a águas subterrâneas.

As medições são feitas com amostras da própria geleira e em diferentes pontos da bacia do rio Mendoza, que são enviadas ao Paul Scherrer Institute, na Suíça, para serem analisadas.

“Cerca de 98% do caudal do rio Mendoza habitualmente é formado pela neve, mas nos anos de seca as geleiras permitem suprir o deficit hídrico”, diz ele. Para Crespo, a principal contribuição do estudo é a possibilidade de saber “quando” estará disponível a água das geleiras.

“Saber isso permitirá planejar melhor o uso de barragens reguladoras, para conter a água que a geleira entrega durante o período seco”, disse, acrescentando que em províncias como Mendoza, com grande ativididade vinícola, isso é fundamental para o desenvolvimento humano.

A pesquisa permitirá estimar como esse fenômeno é produzido em outras geleiras similares. “Entre as motivações da pesquisa estão tanto a falta de conhecimento como o grande retrocesso que estão sofrendo a maioria das geleiras na região”, diz Crespo, que reconhece que foi detectada perda de massa em várias delas.

Segundo o pesquisador, a causa mais provável é o aumento da temperatura do planeta, que segundo projeções de 2004, poderia ser maior nas altas montanhas.

Crespo quer usar os dados da pesquisa sobre geleiras para gerar uma “cultura do uso da água” e evitar o uso irracional.

Fonte: Estadão

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.