Hemope lança campanha de doação de sangue para o São João
O Hemocentro de Pernambuco (Hemope) lançou, nesta terça-feira (5), a campanha de doação de sangue para o São João. A campanha se estende até o dia 29 de junho, por todas as unidades do hemocentro do Estado. A ideia é preparar um estoque de sangue estratégico para o período junino, além de conscientizar as pessoas para a importância de doar sangue. .
Neste ano, a unidade aproveita o centenário do cantor Luiz Gonzaga e presta uma homenagem ao artista. Por isso, vários cantores participam da abertura.O evento será prestigiado pelos cantores Petrucio Amorim, Cristina Amaral, Ed Carlos além de Almir Rouche, Maciel Melo e Israel Filho que irão recepcionar os doadores. O Hemocentro Recife está localizado na rua Joaquim Nabuco, 171, no bairro das Graças.
Confira algumas perguntas e respostas sobre doação de sangue:
1. Qual é a quantidade de sangue coletada em cada doação?
Em cada doação, são coletados aproximadamente 450 ml de sangue.
2. A quantidade de sangue coletada a cada doação vai afetar minha saúde?
Não, porque na doação de sangue se retira menos do que 10% do volume sanguíneo total de um adulto.
3. Quanto tempo demora para que meu organismo reponha a quantidade de sangue coletada na doação?
O plasma é reposto em algumas horas, as plaquetas se restabelecem em alguns dias, e as hemácias demoram alguns meses. Por esse motivo, a doação de sangue só pode ser realizada a cada 90 dias para os homens e 120 dias para as mulheres.
4. Se eu doar sangue uma vez, sou obrigado a doar de novo?
Não. A doação de sangue é um ato altruísta e voluntário, que depende da iniciativa de cada cidadão.
5. É necessário estar em jejum para doar?
Não. É importante que o doador se alimente normalmente, evitando ingerir alimentos gordurosos no dia da doação. Após o almoço, é necessário esperar cerca de duas horas para efetuar a doação de sangue.
6. Corro algum risco de contaminação doando sangue?
Não. Todo o material utilizado é estéril, de uso único e descartável.
7. Posso apresentar alguma reação doando sangue?
Raramente acontece e, na maioria das vezes, está relacionada com a ansiedade. Caso haja alguma reação, no local da coleta de sangue há sempre uma equipe preparada para atender a qualquer intercorrência.
8. Durante o período menstrual, a mulher pode doar sangue?
Sim, não há nenhum risco para a saúde da mulher na doação de sangue.
9. É realizado algum exame no sangue doado?
Sim. Tipagem sanguínea, sorologia para hepatites B e C, doença de Chagas, sífilis, HIV (vírus da Aids) e HTLV.
10. Eu sou comunicado se algum exame der alterado?
Sim. Se algum exame der alterado será enviada correspondência para a residência do doador solicitando o seu comparecimento para receber orientação médica e coletar nova amostra de sangue. É importante que o doador não deixe de vir ao Hemope para que possam ser esclarecidas as dúvidas. Resultados reagentes nos testes sorológicos podem ocorrer por vários motivos, não significando, necessariamente, que exista alguma doença.
11. É possível doar sangue fazendo uso de medicamentos?
Depende do tipo da medicação. No dia da doação, durante a entrevista, é realizada essa avaliação.
12. Quais os cuidados que devo ter após a doação?
O doador deve alimentar-se bem, ingerir bastante líquido e evitar bebidas alcoólicas, bem como, fumar nas primeiras duas horas e esforço físico no dia da doação.
13. Os exames realizados na doação se prestam para diagnóstico de possíveis doenças?
As características dos testes sorológicos são adequadas para a triagem laboratorial antes da liberação da bolsa de sangue, não sendo utilizados para diagnóstico de doenças.
14. Se eu estiver em dúvida sobre a possibilidade de contaminação por algum vírus transmitido através da doação devo doar sangue?
De forma nenhuma. O candidato com intenção de realizar os testes sorológicos não deve doar; primeiro porque os testes realizados não se prestam para diagnóstico e segundo porque existe a possibilidade de ele se encontrar em “janela imunológica”.
Fonte: HEMOPE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário