Presidente da Embrapa informa o perfil da Embrapa no Nordeste e é cobrado para avançar em suas ações
O grupo parlamentar da Bancada do Nordeste, na Câmara Federal, realizou um encontro, nesta terça-feira (13), com o Presidente da Embrapa, Pedro Arraes, e vários dos gestores das Unidades Descentralizadas(UDs) que atuam no Nordeste. A intenção do encontro foi expor as ações e o perfil da atuação da empresa pública nacional voltada para a pesquisa agropecuária em cada uma das unidades e iniciar um processo de transparência pública das ações da instituição no Nordeste.
O encontro, que se deu no restaurante do Senado Federal, foi coordenado pelo deputado José Guimarães(PT-CE), coordenador da Bancada do Nordeste, e marcado pelo compromissos dos parlamentares com a empresa e por cobranças para que ela avance em áreas como qualificação e capacitação do agricultor.
“ A Embrapa não pode fazer de tudo. A empresa teve sucesso nesses anos todos, pois nós decidimos pelo foco. A Embrapa tem foco e o nosso foco é a pesquisa”, disse, categórico, o diretor presidente da empresa, Pedro Arraes, que esteve acompanhado dos superintendentes das UD de quase todos os Estados do Nordeste. A Embrapa Cocais, no Maranhão, ainda está em fase de implantação.
O diretor presidente da Embrapa, Pedro Arraes, fez uma explanação sobre a presença da empresa no Nordeste.
Ele informou que a empresa tem 21% de sua estrutura no Nordeste e que 17% do pessoal da instituição de pesquisa está na região. Em números, a Embrapa possui 1.695 empregados na região, assim como 102 laboratórios, 29 campos experimentais, 4 unidades de execução de pesquisa e 2 núcleos avançados. A Embrapa tem as seguintes unidades descentralizadas: Embrapa Cocais (São Luís-MA, em implantação); Embrapa Meio Norte (Teresina-PI), Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE); Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE), Embrapa Algodão (Campina Grande- PB); Embrapa Semiárido (Petrolina-PE); Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE); Embrapa Mandioca e Fruticultura ( Cruz das Almas- BA)
Pedro Arraes, expôs para os deputados nordestinos que atenderam a convocação do coordenador José Guimarães, acatando uma sugestão do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que foi coordenador do grupo parlamentar no período 2011/2012, até abril deste ano – o perfil de cada uma das “Embrapas”
O deputado José Guimarães se surpreendeu pela dimensão que o encontro tomou com a grande presença de deputados de quase todos os estados do Nordeste num dia em que o Congresso tinha uma movimentação com votações nominais no plenário da Câmara Federal e com intenso debate político na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Cachoeira, a “CPI do Cachoeira”.
Os deputados nordestinos, como os deputados Danilo Forte (PMDB-CE), vice líder do PMDB, Raimundo Matos (PSDB-CE), presidente da comissão de Agricultura da Câmara Federal, Marcelo Castro (PMDB-PI), vice líder do PMDB e Zezeu Ribeiro(PT-BA), ex-coordenador da Bancada do Nordeste, defenderam a expansão no foco das ações da Embrapa.
Com informações da Política Real
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário