Agora, quem passar trote pode ser multado

Uma simples brincadeira que pode causar danos incomensuráveis à população. O trote é uma ação comum no círculo de brincadeiras infantis e, em alguns casos, realizado também por adultos. Na maioria dos casos, as ligações são feitas para pessoas, conhecidas ou desconhecidas, se passando por alguém, mas em determinadas situações essa ação pode custar caro. No dia 22 de maio, em uma publicação do Diário Oficial do Estado, foi divulgada a Lei nº 14.670, que prevê o ressarcimento ao Estado das despesas referentes às solicitações indevidas dos serviços de pronto atendimento dos órgãos que prestam atendimentos emergenciais, como o Samu, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

A iniciativa surgiu devido ao alto índice de registros de trotes nos serviços de emergência. O Centro Integrado de Operações de Defesa Social de Pernambuco (Ciods-PE), que atende chamados tanto para o Corpo de Bombeiros quanto para a Polícia Militar, registrou em seu sistema 207.591 ligações em maio deste ano. Desse total, 58.672 foram identificadas como trote, totalizando um percentual de 28,6%. Esses dados são de ligações em que o autor não conseguiu com que uma equipe fosse deslocada para o suposto incidente. Se considerarmos as vezes em que uma equipe foi acionada para atender a ocorrência, esses números podem aumentar em até 10%.

Dois tipos de trotes são levados em consideração pelas instituições. O primeiro deles é o trote-interrupção, quando o autor não consegue convencer os atendentes, mas faz com que uma linha esteja ocupada, impossibilitando um atendimento real. O segundo caso é o do trote qualificado. Esta ocorrência é a que gera maiores malefícios, já que são as situações em que uma equipe é deslocada para a suposta ocorrência, impossibilitada de realizar um socorro em outra localidade, naquele momento.

Para o autor do projeto de lei, o deputado estadual Henrique Queiroz, os trotes que são passados para os serviços de pronto atendimento causam grandes danos à sociedade, pois, no exato momento em que a equipe se encontra atendendo falsos chamados, pessoas estão precisando de atendimento, e em alguns casos, pagando com a vida. “A punição vai coibir esse tipo de ação e tornar os atendimentos reais mais rápidos, porque iremos reduzir o número de ligações”, revela.

Os valores a serem pagos serão calculados a partir dos minutos perdidos no “socorro” e o custo operacional de cada equipe deslocada – policiais, médicos, enfermeiros, socorristas. A lei, que já foi aprovada, está em fase de redação final e, segundo o parlamentar, no prazo médio de 15 dias já estará promulgada e punindo os autores deste tipo de crime. A expectativa é de que através da punição, alguns membros da sociedade que insistem nesta “brincadeira” possam perceber que muitas vezes um ato irresponsável pode causar danos irreparáveis na vida de algumas famílias.

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.