Seca leva população nordestina a consumir água contaminada

A temporada de chuvas deste ano terminou praticamente sem que os moradores do sertão nordestino vissem o chão ficar molhado. Resultado: mais de mil municípios estão em situação de emergência, por causa da seca.

Em tempos de seca, a única água disponível para milhares de sertanejos é a dos açudes, mas sua qualidade é questionável. A equipe do JH coletou amostras em dois açudes do município de General Sampaio, a 130 quilômetros de Fortaleza, e levou para análise nos laboratórios da Universidade Federal do Ceará. Nos dois casos, a água estava contaminada.

Os técnicos identificaram nove colônias de bactérias pra cada cem mililitros de água. Para ser potável não deveria ter nenhuma. “Por este método você não pode dizer que é uma água potável, não é água para beber”, afirma a microbiologista da Embrapa, Maria de Fátima Borges.

No período de seca, quando o sertanejo mais precisa de água, ela está mais sujeita à contaminação. Isso acontece porque o baixo nível dos açudes aumenta a concentração de bactérias e aí elas se reproduzem com mais facilidade.

“Neste período, nós temos também uma quantidade menor de oxigênio. As bactérias anaeróbias, aquelas que se reproduzem na ausência ou na pouca quantidade de oxigênio, tendem a crescer neste período”, explica Ênio Girão, pesquisador da Embrapa.

Com este cenário, cresce também os riscos para a saúde da população. “Principalmente nas crianças isso traz manifestações clínicas, sob a forma de diarréia, que de forma continuada pode levar à desnutrição, o que, de certo modo, leva prejuízo para a vida adulta”, informa o infectologista Anastácio Queiroz.

Também foi levada para análise amostra de uma cisterna, forma muito comum de se armazenar água no sertão. A chuva cai no telhado e vai para o reservatório caseiro. O resultado da água da cisterna foi ainda pior: 23 colônias de bactérias para cada 10 mililitros de água.

Os cearenses que vivem na área rural do Ceará receberam um kit para testar a água em casa. As amostras são aquecidas a uma temperatura de 36 graus. Após 30 horas depois, se a água estiver contaminada, é possível ver as colônias de bactérias a olho nu.

Filtrar a água contaminada iria retirar as impurezas maiores, mas para acabar com as bactérias, é preciso fervê-la: um trabalho e uma preocupação a mais para quem já sofre com todas as dificuldades da seca.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.