Corte Suprema do Paraguai rejeita recurso de Lugo contra julgamento
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A Corte Suprema de Justiça do Paraguai rejeitou nesta segunda-feira (25) a ação de inconstitucionalidade movida na sexta-feira pelo então presidente Fernando Lugo contra o julgamento político que provocou seu impeachment, disse um porta-voz.
A sala constitucional da Corte rejeitou “in límine” (sem analisar) a ação.
Os ministros da máxima instância judicial do Paraguai Víctor Núñez, Gladys Bareiro de Módica e Antonio Fretes assinaram o arquivamento da denúncia.
Os advogados de Lugo haviam argumentado que o Senado não deu a ele tempo suficiente para se defender no processo. O prazo concedido a Lugo foi de duas horas.
Lugo, que em um primeiro momento aceitou a destituição, mudou de tom durante o fim de semana e agora promete montar um “gabinete paralelo” no país, em meio ao isolamento diplomático do governo de seu sucessor Federico Franco.
Crise no Paraguai
Federico Franco assumiu o governo do Paraguai na sexta-feira (22), após o impeachment de Fernando Lugo. O processo contra Lugo foi iniciado por conta do conflito agrário que terminou com 17 mortos no interior do país. A oposição acusou Lugo de ter agido mal no caso e de estar governando de maneira “imprópria, negligente e irresponsável”.
Ele também foi acusado por outros incidentes ocorridos durante o seu governo, como ter apoiado um motim de jovens socialistas em um complexo das Forças Armadas e não ter atuado de forma decisiva no combate ao pequeno grupo armado Exército do Povo Paraguaio, responsável por assassinatos e sequestros durante a última década, a maior partes deles antes mesmo de Lugo tomar posse.
Fonte: Globo.com
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário