Fernando Filho concede entrevista à Rádio CBN no Recife: “Atual prefeito perde oportunidades
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O pré-candidato a prefeito de Petrolina, deputado federal Fernando Filho (PSB), concedeu ontem (25)uma entrevista à Rádio CBN/Recife. Entre outros assuntos, destacou estar acompanhando com muita atenção todas as definições partidárias desta reta final para as convenções partidárias e que é preciso serenidade para acompanhar a dinâmica natural da política.
Veja os principais pontos da entrevista, a partir dos questionamentos dos jornalistas Aldo Vilela, Otávio e Jamildo, do Sistema JC:
Lóssio e suas críticas
“O atual prefeito é quem faz questão de brigar, fez declarações duras, perde oportunidades, apesar de ter tudo para um bom convívio com o governo do estado. Em Jaboatão dos Guararapes, por exemplo, e muitas outras cidades da oposição, o governo faz amplas parcerias. Nosso governador Eduardo Campos tem compromisso com o sertão, trouxe para cá o Chapéu de Palha, os investimentos da Compesa, escolas de referência, assumiu o Hospital D. Malan, vai implantar a maior UPA do Estado, com 16 especialidades! O governador Eduardo Campos trabalha para todos os pernambucanos e tem um carinho muito especial por Petrolina. Vamos retomar o bom relacionamento de nossa cidade, colocando Petrolina em situação melhor, com maior proveito do momento excepcional que nosso estado vive.”
Escolha
“Petrolina vai escolher nesta eleição, se quer um prefeito que trabalha 4 anos, ou um que trabalha 6 meses antes da eleição. Muitas promessas de campanha não foram cumpridas e a cidade vai fazer a opção, diferenciando projetos e principalmente, atitudes.”
Mobilidade Urbana
“Nossa cidade já foi modelo no setor de trânsito, com avenidas largas, as radiais. Devemos muito ao período de Luís Augusto, que fez o primeiro Plano Diretor da Cidade. Fernando Bezerra Coelho, prefeito, fez o segundo Plano Diretor, mas a frota de carros da cidade mais que duplicou de 2006 pra cá, chegando a mais de 80 mil veículos e não houve novos investimentos estruturadores. As últimas grandes avenidas duplicadas foram na época de Fernando Bezerra Coelho, o Sistema de Transporte Coletivo não funciona com qualidade. A Empresa Petrolinense de Transporte Coletivo não fiscaliza como deveria, nem faz planejamento. O atual prefeito passou três anos e meio deixando do jeito que está e temos a passagem de ônibus mais cara do interior, sendo R$ 2,20, quando Caruaru, por exemplo, é R$ 1,80. Vamos desenvolver estudos técnicos, para agir com planejamento”.
Alternativas para o trânsito
“Faltam estudos e não dá para fazer obras com ‘achismo’. Podemos fazer viadutos, mas isto só não resolve. Ajuda, dentro de ação planejada. Trem de superfície também é válido, mas tudo com planejamento técnico, visando alternativas para 15, 20 anos à frente. E temos que priorizar melhoria do Sistema de Transporte Coletivo, sem privilegiar carros e motos, mas pensando coletivamente”.
Segunda ponte
“Vamos investir nos estudos finais para a implantação da segunda ponte entre Petrolina e Juazeiro, como compromisso de campanha. Dá pra fazer, com parcerias com governo do estado e governo federal. A prefeitura sozinha não dá conta disso, mas em parceria, inclusive, apresentando projetos para o Pacto da Mobilidade, receberemos recursos”.
Canal do Sertão
“Esse debate só volta com eleição, interessante. Quem faz a crítica não concluiu o projeto do Canal do Sertão. Temos que perguntar aos prefeitos que estão enfrentando a maior seca da história, sobre a importância da obra.”
Crack
“O problema das drogas preocupa a população de Petrolina, e estou atento a este desafio. O poder público sozinho não resolve, temos que reunir visões, somar com ajuda da sociedade civil, igrejas, entidades de classe, como várias que visitei. Incluir experiências de programas como o ‘Atitude’, do governo do Estado, que já funciona em Floresta, e em cidades de oposição como Jaboatão dos Guararapes. Temos que aumentar a rede de prevenção e combate ao crack e outras drogas.”
Sobre a saúde, o deputado Fernando Filho disse ainda que tem propostas que incluem maior parceria com a universidade e melhoria dos serviços existentes.
Fonte: Blog do Carlos Britto
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário