Sucessos de público, mangás Dragon Ball e Monster retornam às bancas

O mercado editorial brasileiro de quadrinhos recebe de volta dois mangás aclamados pela crítica e público. O primeiro deles, Dragon Ball, é um dos mais conhecidos títulos do gênero e já saiu na íntegra por aqui. Já Monster está incompleto. Criado por Naoki Urasawa, a série teve apenas 10 dos 18 volumes publicados. As duas HQs estavam sendo publicadas pela Conrad, mas agora a Panini assumiu, através de seu selo Planet Manga.

Dragon Ball já retornou às bancas desde o início deste mês (apesar da data oficial ser dada como abril) e caminha para o segundo número. A trama fala de um garoto chamado Goku, que vive isolado em uma floresta após a morte de seu avó. Incrivelmente forte, mas ingênuo, ele caça para comer e vive em comunhão com a natureza. Sua vida muda quando recebe a visita de Bulma, uma menina que procura as esferas do dragão. Diz uma antiga lenda que, caso esses artefatos mágicos sejam reunidos, um dragão irá realizar qualquer desejo dos aventureiros.

A série ganhou uma adaptação em desenho animado que também fez muito sucesso no Brasil. No entanto, o mangá traz uma sacanagem e humor negro que se perdem na versão para TV. As situações mostradas na HQ são carregadas de humor nonsense e a violência é bastante estilizada. Não faltam referências ao sexo e ao cotidiano da sociedade japonesa. A edição da Panini vem com nova tradução, que preservou alguns neologismos de Toriyama, bem como onomatopeias que perderiam um pouco o sentido caso transcritas para o português.

O primeiro número tem ainda uma entrevista bem divertida com o criador, em que ele responde perguntas dos fãs. A Conrad publicou toda a série em bancas a partir de 2000. Lançou ainda uma versão em formato livro, mas interrompeu no 14º volume.


Voltada para adultos, série Monster foi elogiada pelo suspense (Foto: Reprodução)

Já Monster tem uma proposta mais adulta. A série foca a vida do doutor Kenzou Tenma, um neurocirurgião japonês que trabalha em um renomado hospital alemão. Para manter a fama do lugar, ele deixa um paciente morrer para atender um famoso cantor de ópera. A partir daí, ele passa a questionar a ético de seu trabalho e confronta a política do hospital.

Ele passa então a sofrer retaliações e é sabotado no hospital. Uma série de mortes passam a ocorrer entre seus desafetos e Tenma acaba tornando-se o principal suspeito. Ele decide então caçar este monstro para parar a onda de mortes e também limpar seu nome. É uma história que trabalha bastante a tensão psicológica e possui uma narrativa ágil, com o suspense ligado todo o tempo. Monster foi publicado no Japão entre 1994 e 2001 em uma revista voltada para o público adulto chamada Big Comics. São 18 volumes, sendo 10 deles já lançados por aqui pela Conrad.

A Panini retoma o mangá desde o início. A previsão é que esteja nas bancas em julho. Quem tiver curiosidade, a série ganhou uma versão anime com 72 episódios em 2004. Bastante elogiado entre os mangakás (autores de mangás), Naoki Urasawa ainda tem outra obra sua prometida pela Panini: 20th Century Boy.

A história fala de garotos que, em 1969, criam um símbolo que representa a amizade entre eles e imaginam um futuro em que vilões tentam dominar o mundo. Quando eles tornam-se adultos, toda essa imaginação acaba acontecendo e eles ainda precisam lidar com uma misteriosa seita que utiliza referências das brincadeiras que eles faziam quando crianças. É uma trama complexa – difícil de explicar em poucas linhas, inclusive – e com muitas referências à cultura pop dos anos 1960 e 70. Possui 22 volumes e já foi anunciada pela Panini, mas ainda sem previsão de lançamento.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.