Mais drama, menos agito

Há décadas que o cinema e os quadrinhos funcionam juntos, particularmente quando o assunto é super-herói. E é, usualmente, divertido fechar-se numa sala escura de cinema para acompanhar as estranhezas, descobertas e responsabilidades de um herói que se forma na nossa frente. É exatamente por se debruçar sobre estas três características que “O Espetacular Homem-Aranha” (The Amazing Spider-Man, EUA, 2012), estreando nesta sexta-feira (06), se sai bem no que se propõe oferecer.

O que se tem, entretanto, é pouco em termos de sequências de ação, considerando o custo da produção – de US$ 215 milhões -, que quer abocanhar uma larga fatia do mercado e entra no Brasil em mais de mil salas. Agora dirigido por Marc Webb (do bacana “500 Dias com Ela”), o “Espetacular Homem Aranha” dá continuidade à franquia milionária que iniciou em 2002, com Tobey Maguire no papel título, e que rendeu duas sequências (2004, 2007), ambas sob a direção de Sam Raimi.

Os fãs já sabem, e não é de hoje, que tudo está diferente. A começar pela opção em chamar Webb para encenar a dramaturgia sobre o pobre garoto novaiorquino criado pela tia, que é mordido por uma aranha geneticamente modificada, e que passa a ter poderes tais quais o aracnídeo.

Weeb, sob o roteiro de James Vanderbilt, Alvin Sargent, Steve Kloves, tendo como mote o personagem criado por Stan Lee e Steve Ditko, chegou exatamente para amplificar a gama dramática na história do jovem Peter Parker, uma vez que “O Espetacular…” é a chamada “prequel”, ou “pré-sequência”, contando o que veio antes da história que todos já conhecemos.
E o diretor, de fato, consegue aumentar a dimensão nesse campo de conflitos humanos de Parker. No caso, muito bem amparado pelo ator Andrew Garfield, como o homem-aranha, e tendo atores do quilate de Sally Field e Martin Sheen (como os tios May e Ben). Diferente daquela versão que retomou o super-herói em 2002, agora conhecemos melhor Parker pela sua relação com seus tios. Antes da morte do tio Ben, vamos saber o quanto os valores do jovem Parker irão ser vinculados à postura deste homem e suas convicções contra a humilhação e a vingança.
Sabemos ainda a razão do abandono dos pais de Parker, quando ele ainda era um garoto, e como isso estará ligado ao seu primeiro arqui-inimigo, o Lagarto (Rhys Ifans). Parker ainda está no 2º grau, e aqui nem chegou a conhecer Mary Jane.

AÇÃO
Mas, a expectativa da maior parte dos espectadores de filmes de heróis com roupa colante está atrelada às cenas de ação. “O Espetacular Homem-Aranhã” não decepciona, mas pode deixar alguns ainda com fome, mesmo depois do prato principal já servido.

Aqui, é inegável a beleza das imagens mostradas pela perspectiva do herói aracnídeo enquanto balança por suas teias entre os arranha-céu de Manhattan. As imagens, por si só, oferecem a vertigem dos voos do herói que os títulos anteriores não nos deram.

Mas quando o assunto são as lutas entre o Aranha e o Lagarto – vilão de baixa empatia -, as situações parecem não estimular a adrenalina do espectador. Melhor se sai o diretor Webb, como esperado, ao arquitetar os primeiros momentos de Parker com seus superpoderes.

Desde a confusão atrapalhada que arma no metrô, passando pelo jogo de basquete com o valentão na escola, Flash (Chris Zylka), até a conquista da garota inatingível na sala de aula Gwen (Emma Stone, personagem que foi de Bryce Dallas Howard em 2007), são nestes momentos que “O Espetacular…” mostra a que veio.

Assim, o filme assume-se mais como uma obra superproduzida e pirotécnica a respeito do universo adolescentes e suas atribulações. O que não é um problema desde que você não tenha colocado fé nessa franquia como um trabalho que se preocupa com exigências de adultos maduros.

Fonte: FolhaPE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.