Mesmo sem obrigatoriedade, eleitores fazem do voto uma afirmação da cidadania

No Brasil, o sistema de voto utilizado é o sufrágio universal. Isso quer dizer que qualquer cidadão pode eleger um representante ou se candidatar a um cargo eletivo, sem nenhuma restrição, à exceção de pessoas com incapacidade civil (menores de dezesseis anos e pessoas que, por doença, não consigam exprimir sua vontade ou discernir sobre a vida em sociedade) ou suspensão dos direitos políticos. Além disso, pela promulgação da Lei Nº 4.737/1965, o ato de votar é obrigatório no território tupiniquim. Contudo, a legislação abre espaço para algumas exceções a essa obrigatoriedade.

Entre os legalmente isentos da necessidade de votar, estão os adolescentes entre 16 e 18 anos, os idosos e os analfabetos. Isso porque, pelo entendimento jurídico, essas pessoas se enquadram no perfil de “incapacidade civil relativa”, descrito no artigo 4º do Código Civil Brasileiro. Mas boa parte dessas pessoas, mesmo sem a obrigação, continua exercendo voto.

Entre os acima de 70, o sentimento de pertencimento e de contribuição à política do país é a razão mais citada. Já entre os jovens abaixo dos 18, o aprendizado e o desejo de mudança são os motivos mais recorrentes. “Eu voto pelo desejo de continuar exercendo uma construção democrática. Enquanto eu estiver vivo, eu quero escolher quem me representa melhor”, enfatiza o aposentado Jessé Amorim, de 70 anos.

 O Brasil precisa é de mais gente que queira votar e fazer isso com consciência da escolha e das consequências

 Já a estudante Maria Clara, de 16 anos, acredita que é importante a participação nas eleições desde cedo. “Porque todas as situações do dia-a-dia passam pela política”, lembra. Ao lado dela, o também estudante de 16, Wesley Oliveira, já com o título em mãos, escolha votar por uma aposta no futuro. “Quando estiver mais velho vou poder cobrar mais ações, e vou colher o meu voto de hoje”, diz.

A aposentada Maria do Carmo, moradora do município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, investe na persistência. Já em preparo para o pleito do próximo dia 7 de outubro, a septuagenária é taxativa. “Enquanto eu puder andar, vou votar. Apesar dos erros cometidos, é necessário lutar”, exclama. E para encorajar os mais de 140 milhões de eleitores brasileiros, Dona Maria do Carmo deixa o recado: “o Brasil precisa é de mais gente que queira votar e fazer isso com consciência da escolha e das consequências”.

Confira, abaixo, o depoimento de Dona Josefa Ribeiro, de 75 anos, sobre o a sua motivação em continuar votando, mesmo tendo a opção de não fazê-lo. A aposentada, moradora do Alto José do Pinho, bairro da Zona Norte recifense, afirma que enquanto andar, vai continuar votando.

Fonte: Ne10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.