Partido Verde designa Jill Stein como candidata à presidência dos EUA

O Partido Verde americano designou oficialmente Jill Stein como sua candidata à presidência do país nas eleições de 6 de novembro, em uma convenção nacional realizada em Baltimore (Maryland, nordeste) na noite de sábado.

Stein, pediatra de 62 anos, conquistou 193 votos, derrotando a outra candidata, a popular atriz dos anos 1990 Roseanne Barr, conhecida por seu papel na série Roseanne, que obteve 72 votos e não participou da convenção.

A nova líder verde concorrerá às eleições presidenciais dos Estados Unidos com um programa eleitoral baseado em um sistema de saúde universal, matrículas gratuitas para ter acesso à educação universitária, o perdão da dívida dos estudantes e uma moratória imediata a todas as casas sobre as quais pese uma execução hipotecária.

Também defende um novo pacto ecológico, que criaria milhões de postos de trabalho, e lutaria contra as mudanças climáticas.

“Somos os 99% (da população americana) e este será o ano no qual recuperaremos nosso país”, declarou a candidata aos simpatizantes verdes.

Stein escolheu como candidata à vice-presidência Cheri Honkala, uma mãe solteira de 49 anos que era sem-teto e agora é ativista em comunidades da Filadélfia (Pensilvânia, nordeste) e coordenadora nacional para o movimento Poor People’s Economic Human Rights.

Juntas tentarão romper o histórico bipartidarismo nos Estados Unidos fazendo campanha em ao menos 45 estados. Um de seus objetivos eleitorais é poder enfrentar o candidato democrata, o presidente Barack Obama, e seu rival republicano, Mitt Romney, em uma série de debates.

“Precisamos de um partido político novo e não comprado que possa colocar as pessoas para trabalhar com integridade”, assegurou Stein.

A líder ecologista é a candidata com mais destaque no Partido Verde desde que o advogado e ativista Ralph Nader optou se candidatou às presidenciais de 1996 e 2000. Mas o partido ecológico sempre se viu prejudicado pelo bipartidarismo americano.

O sistema político “amordaça” a voz dos americanos, denunciou Stein.

“O silêncio não é uma estratégia política efetiva”, assegurou Stein em uma entrevista à AFP antes de pronunciar seu discurso de aceitação.

“As políticas do medo entregaram tudo o que tínhamos medo: as guerras de expansão, a exportação de nossos empregos, a diminuição dos salários, planos maciços de resgate de Wall Street, a deterioração de nosso clima, de nosso sistema de saúde e de nosso sistema educacional”, proclamou Stein.

As vozes das políticas cidadãs “foram apagadas”, completou.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.