Sem acordo, LDO aguarda no Congresso Nacional

O Congresso Nacional corre o risco de não entrar em recesso caso o parecer final ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias/2013 (LDO) não seja votado na Comissão Mista de Orçamento e no plenário até esta terça-feira (17). Sem acordo político entre a base governista e a oposição (porque emendas parlamentares não estão sendo liberadas pelo Governo), o relatório da LDO sequer foi votado na CMO. Agora, o calendário de votações vai ser definido pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, respectivamente, deputado Marco Maia (PT-RS) e senador José Sarney (PMDB-AP).

O parecer final da LDO, do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), está pronto desde o dia 2 deste mês e recebeu 4.122 emendas, sendo 3.202 de texto e 920 para elaboração do anexo de metas e prioridades. Entre os 11 membros da bancada do Amazonas, somente três dos oito deputados federais – Carlos Souza (PSD-AM), Francisco Praciano (PT-AM) e Sabino Castelo Branco (PTB-AM) – e dois senadores – Eduardo Braga e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) – de um total de 11 representantes do Estado no Congresso Nacional ofereceram propostas individuais com alterações à LDO.

Das 25 emendas individuais apresentadas pelos cinco parlamentares amazonenses, Valadares acolheu 16 delas (64%), sendo a senadora Vanessa Grazziotin a campeã com a totalidade das emendas de metas e prioridades aprovadas.

O relator-geral incluiu na LDO o programa de apoio ao pequeno e médio produtor agropecuário; implantação da política nacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas; expansão e reestruturação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica; programas de apoio à realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil; e a construção do trecho rodoviário da BR-319 (Manaus-Porto Velho).

O segundo parlamentar do Amazonas no ranking dos que conseguiram parecer favorável às emendas individuais na Lei de Diretrizes Orçamentárias, foi Francisco Praciano que emplacou quatro das cinco propostas às metas e prioridades: aquisição de meios blindados para o Exército brasileiro; implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron); apoio a projetos de implantação de infraestrutura aquícola e pesqueira; elaboração, implantação e monitoramento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, estimulando as associações, cooperativas e a rede de cooperação de catadores de lixo.

O deputado Carlos Souza conseguiu aprovação parcial de duas emendas voltadas à reforma e à ampliação de aeroportos e aeródromos de interesse estadual.  O deputado Sabino Castelo Branco teve uma emenda aprovada pelo relator para a conclusão da BR-319 e outra para a implantação de estaleiro naval para a construção e manutenção de submarinos convencionais e nucleares.

Fonte: A Crítica

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.