Morre jogador de basquete atingido por tabela em treino na última semana

O jogador da equipe sub-22 do UniCeub/BRB David Henrique Conrado Meira, 19 anos, que foi atingido pela tabela de basquete há uma semana, apresentou falência renal, que evoluiu para falência múltipla dos órgãos no início da noite desta quinta-feira (19) no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).

Os pais do atleta entraram para visitá-lo às 15h30 e já saíram da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por volta das 19h, com a notícia de uma falência renal. Chorando muito, a mãe de David, Valquíria Conrado de Queiroz, informou que “ele estava com a pressão dependendo de medicamentos”.

O técnico da equipe, Ronaldo Pacheco, único em situação de conversar, foi quem deu a notícia: “A falência começou com os rins. O David já está inchado, com a mão retorcida. É questão de minutos ou de horas para ocorrer uma falência múltipla dos órgãos”.

Na manhã desta quinta-feira (19), o estado de saúde do jovem, que já era grave, piorou e o ala-pivô teve febre. Porém, ao longo do dia, as notícias que chegaram aos pais do rapaz foram animadoras.

“De manhã ele estava muito ruim, eu coloquei a mão na testa dele e ele estava muito quente, com febre. Os médicos disseram que ele estava em estado de choque”, lembra Valquíria Conrado de Queiroz, que depois viu o filho passar por uma drenagem no pulmão para retirada de líquido.”
O processo levou David a ter um pequeno espasmo, o que dava a entender que o organismo do jogador estava reagindo bem à retirada dos sedativos.

Entenda o caso

David foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base na última quinta-feira (12) e em todo momento esteve respirando com a ajuda de aparelhos. O atleta participava de um treino da equipe sub-22 do UniCeub/BRB no Ginásio da Asceb, na 904 Sul, quando foi enterrar uma bola. A estrutura da tabela não suportou o peso e cedeu, desabando em cima do rapaz, o atingindo entre o pescoço e o ombro esquerdo. David foi atendido por um médico que fazia uma palestra no local e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou ao ginásio em dois minutos. Nesse período, o jogador teve duas paradas cardiorespiratórias.

Na última segunda-feira (16) à noite, o jogador foi levado ao Hospital das Forças Armadas (HFA) para fazer uma ressonância magnética, já que o aparelho do HBDF estava quebrado. O resultado do exame, divulgado no dia seguinte, apontou perda de oxigênio no cérebro (a chamada anoxia cerebral) e uma contusão medular na coluna cervical C2 e C7. Na quarta-feira (18), David foi submetido a uma traqueostomia com a intenção de preservar suas cordas vocais, pois ele estava entubado há muito tempo.

A Polícia Civil está tentando identificar se houve falha de manutenção nas tabelas do ginásio e quem era o responsável pelo serviço. Um laudo sobre o rompimento dos pinos da estrutura deve ser divulgado no dia 22. O documento deve apontar se houve negligência ou se foi apenas um acidente.

Fonte: Correio Braziliense

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.