SUS terá dois novos medicamentos para hepatite C
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (25), em Brasília, a inclusão de dois novos medicamentos no tratamento de hepatite C no Sistema Único de Saúde (SUS), o Boceprevir e o Telaprevir, dois inibidores de protease a serem usados em pacientes com genótipo do tipo 1 e fibrose avançada ou cirrose.
Esses medicamentos devem beneficiar 5.500 pacientes no país, segundo informa pasta. O ministro Alexandre Padilha comparou a inclusão do Boceprevir e do Telaprevir no SUS à importância da oferta do coquetel de drogas anti-HIV. O sistema já oferecia os medicamentos Interferon, convencional e peguilado, e Ribavirina. “É como se fosse um coquetel para as hepatites, sobretudo a hepatite C, no SUS”, disse. O prazo para que esteja disponível nos centros de saúde do país é de seis meses.
A pasta lançou ainda uma campanha nacional de prevenção e diagnóstico da doença, que inclui um concurso para manicures e tatuadores, em que poderão relatar suas ações para evitar o contágio dos clientes. “Queremos conquistar esses profissionais que trabalham em contato direto com a população”, explicou Padilha.
A hepatite C é uma doença crônica, de evolução lenta e silenciosa, que pode levar à cirrose e ao câncer de fígado. A maior parte dos casos da doença ocorre por contaminação do sangue em transfusões realizadas antes de 1993, mas a transmissão acontece ainda por meio de objetos contaminados com sangue, como instrumentos de manicure, em procedimentos odontológicos, realização de tatuagens e colocação de piercings. Em 28 de julho será celebrado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.
Fonte: G1.com.br
Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)





Nenhum comentário