Homicídios têm queda recorde no Estado

A greve dos policiais civis ainda não colocou em risco o principal objetivo do Pacto pela Vida, a redução dos assassinatos, pelo menos conforme registro da Secretaria de Defesa Social (SDS), em julho deste ano. A pasta comemora a redução histórica dos homicídios ocorridos em Pernambuco nesse início do segundo semestre. Vale salientar que a mobilização dos servidores públicos começou no dia 23 de julho, faltando nove dias para encerrar o mês. Mas o fato é que, desde 1995, ou seja, há 16 anos, de acordo com a SDS, não se conseguia reduzir tanto o número de assassinatos. Segundo estatísticas, a queda de mortes intencionais bateu o recorde de setembro de 2011, quando foram registrados 226 crimes no Estado.

Os dados considerados pela SDS como surpreendentes serão divulgados oficialmente hoje, em uma coletiva de Imprensa às 9h, na sede da secretaria. No entanto, baseando-se nas estatísticas publicadas no site do próprio órgão de segurança pública de Pernambuco, é possível ter uma ideia do resultado final. Do dia 1º até o dia 28 de julho – números foram atualizados até esta data – houve registro de 196 assassinatos. Desses, 95 ocorreram na Região Metropolitana do Recife (RMR), sendo 46 deles na Capital. Em setembro do ano passado, 293 pessoas tinham sido assassinadas em todo o Estado, 113 no Grande Recife e 29 na Capital.

Analisando os dados de setembro de 2011 observa-se que na Região Metropolitana apenas os municípios de Araçoiaba e Moreno não registraram homicídios. Em julho deste ano, até o dia 28, Araçoiaba também não registrou ocorrência e Moreno apresentou apenas dois casos. Esses resultados são comemorados pelos comandantes dos batalhões da Polícia Militar responsáveis pelo policiamento daquelas áreas, no caso o 6º BPM e o 17º BPM, respectivamente.

De acordo com o major Jonas Souza, que está respondendo pelo comando do 17º BPM durante as férias do coronel Haílton Araújo, os números revelam o trabalho que vem sendo realizado pela corporação. “Temos combatido muito o som alto e a bebedeira, como tem ocorrido em todos os municípios. É o que chamamos de operações Risco Zero (nos bares) e Tolerância Zero (combate à poluição sonora)”, explicou.

No caso do 6º BPM, comandando pelo coronel Denys Lima, a situação não é diferente. Com o fechamento das estatísticas de julho deste ano o oficial disse ter conseguido o melhor resultado em redução de assassinatos do município de Jaboatão dos Guararapes, desde 2007. Ele também é responsável pelo policiamento em Moreno. “Estamos fechando o mês com 18 assassinatos, podendo aumentar mais um. Isso é histórico, pois já chegamos a ter 70 mortes/mês em Jaboatão”, disse.

O oficial atribui a redução de homicídios a uma soma de fatores. “Prendendo suspeitos, armas e drogas. Trabalhando em conjunto com a população, agindo com o apoio do Serviço de Inteligência e com a parceria entre as policiais, Estado e as prefeituras, tínhamos que obter essa vitória”, analisou Denys Lima.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.