Homicídios têm queda recorde no Estado
A greve dos policiais civis ainda não colocou em risco o principal objetivo do Pacto pela Vida, a redução dos assassinatos, pelo menos conforme registro da Secretaria de Defesa Social (SDS), em julho deste ano. A pasta comemora a redução histórica dos homicídios ocorridos em Pernambuco nesse início do segundo semestre. Vale salientar que a mobilização dos servidores públicos começou no dia 23 de julho, faltando nove dias para encerrar o mês. Mas o fato é que, desde 1995, ou seja, há 16 anos, de acordo com a SDS, não se conseguia reduzir tanto o número de assassinatos. Segundo estatísticas, a queda de mortes intencionais bateu o recorde de setembro de 2011, quando foram registrados 226 crimes no Estado.
Os dados considerados pela SDS como surpreendentes serão divulgados oficialmente hoje, em uma coletiva de Imprensa às 9h, na sede da secretaria. No entanto, baseando-se nas estatísticas publicadas no site do próprio órgão de segurança pública de Pernambuco, é possível ter uma ideia do resultado final. Do dia 1º até o dia 28 de julho – números foram atualizados até esta data – houve registro de 196 assassinatos. Desses, 95 ocorreram na Região Metropolitana do Recife (RMR), sendo 46 deles na Capital. Em setembro do ano passado, 293 pessoas tinham sido assassinadas em todo o Estado, 113 no Grande Recife e 29 na Capital.
Analisando os dados de setembro de 2011 observa-se que na Região Metropolitana apenas os municípios de Araçoiaba e Moreno não registraram homicídios. Em julho deste ano, até o dia 28, Araçoiaba também não registrou ocorrência e Moreno apresentou apenas dois casos. Esses resultados são comemorados pelos comandantes dos batalhões da Polícia Militar responsáveis pelo policiamento daquelas áreas, no caso o 6º BPM e o 17º BPM, respectivamente.
De acordo com o major Jonas Souza, que está respondendo pelo comando do 17º BPM durante as férias do coronel Haílton Araújo, os números revelam o trabalho que vem sendo realizado pela corporação. “Temos combatido muito o som alto e a bebedeira, como tem ocorrido em todos os municípios. É o que chamamos de operações Risco Zero (nos bares) e Tolerância Zero (combate à poluição sonora)”, explicou.
No caso do 6º BPM, comandando pelo coronel Denys Lima, a situação não é diferente. Com o fechamento das estatísticas de julho deste ano o oficial disse ter conseguido o melhor resultado em redução de assassinatos do município de Jaboatão dos Guararapes, desde 2007. Ele também é responsável pelo policiamento em Moreno. “Estamos fechando o mês com 18 assassinatos, podendo aumentar mais um. Isso é histórico, pois já chegamos a ter 70 mortes/mês em Jaboatão”, disse.
O oficial atribui a redução de homicídios a uma soma de fatores. “Prendendo suspeitos, armas e drogas. Trabalhando em conjunto com a população, agindo com o apoio do Serviço de Inteligência e com a parceria entre as policiais, Estado e as prefeituras, tínhamos que obter essa vitória”, analisou Denys Lima.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário