Mototaxistas sem colete terão motos apreendidas pela PRF a partir de domingo

Uma mudança de última hora vai mexer com os mototaxistas e motofretistas que circulam no Vale do São Francisco. Ao contrário do que foi divulgado no programa Nossa Voz pelo diretor-presidente da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Paulo Valgueiro, a camisa usada atualmente pelos profissionais não substituirá o colete com faixas retrofletivas – previsto pela resolução 356 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

“O município de Petrolina não tem autoridade de fazer uma camisa para substituir um colete. Em reunião recente, eu disse a Paulo Valgueiro e aos que estavam o seguinte: se a camisa cumprir os mesmos requisitos técnicos do colete, não tem necessidade do colete. E na minha opinião, não cumpre. A resolução diz até espessura das faixas retrofletivas”, declarou o inspetor-chefe da PRF em Petrolina, Paulo Lima, em conversa com a reportagem do programa Nossa Voz.

Para o policial rodoviário, a decisão não está em cima da hora porque a Lei n.º 12.009/2009, que regulamenta a atuação dos mototaxistas, já previa o uso do colete – portanto não haverá relaxamento do prazo. O que poderia haver seria uma própria resolução do Contran para suspender a fiscalização temporariamente.

“O que o município faz: cria o serviço. Ele não tem poder de dizer que uma coisa não deve ser cobrada. O agente público é obrigado a cumprir a norma. Se eu fizer tudo o que está dentro da Lei, pode ter certeza: você pode dizer que eu sou feio, mal educado, tudo! Mas não vou ser penalizado e nem colocarei em risco a minha função que conquistei mediante concurso público”, alegou Lima.

O mototaxista flagrado circulando sem o colete terá o veículo apreendido e para retirá-lo, deverá apresentar o colete e pagar a multa de R$ 120. “A retenção é para sanar a irregularidade. O mototáxi tem que se adequar a legislação: a Lei 12.009. O objetivo não é só olhar o lado do mototaxista, mas do passageiro que arrisca a vida no bagageiro de uma moto dessas. Sem o colete, o mototaxista pode ser atropelado por um veículo que não o veja”, explicitou.

A decisão pegou os mototaxistas de Petrolina de surpresa. Para César da Silva Oliveira, morador da Rua Moxotó, no bairro José e Maria, a farda utilizada é compatível com o colete e mesmo assim, não há tempo hábil para confecciona-lo . “O colete vem de fora e o prazo já está se esgotando. Sabemos que nosso presidente já entrou em contato com a EPTTC, que ficou de fazer reunião com a PRF. Queremos explicações”, declarou.

Ainda de acordo com o motociclista profissional, a decisão repentina pode ser fruto de ação política. “Ele disse há alguns dias que não seria obrigatório e que a decisão caberia ao poder municipal. Aí da noite pro dia ele mudou de ideia e vai atuar. Sabemos que isso aí tem conotação política e nós, setecentos e poucos mototaxistas, não temos nada a ver com política”, declarou.

Fonte: Grande Rio Fm

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Acredito eu que, se queremos fazer parte de algum seguimento temos e devemos nos adequar e seguir certas regras. Creio que a grande maioria dos trabalhadores em motocicletas pensam da mesma forma. Agora uma coisa é certa. As autarquias federais criam regras e jogam as responsabilidades aos municípios, como se todos tivesse a mesma instrutura. Como comparar uma grande metrópole com um municípios aonde quando muito tem é um policial militar. Sou morador de uma cidade de cerca de 120 mil habitantes na região metropolitana de Belém, Estado do Pará. Cidade esta que está para ser municipalizada deste o Ano de 2008 e, mesmo havendo algumas denúncias no MP cobrando um posicionamento, não há previsão de quando o processo será concluído. Imaginemos agora um município do poste do citei acima com 20, 15 ou até menos habitantes! – Voltando ao foco, de que adianta nós Moto Taxista, Moto Fretista e Moto Boy seguirmos as regras, se o poder público só sabe fazer cumprir as leis e regras contra nós! – Falo isso com conhecimento de causa, pois vejo isso acontecer todos os santos dias. Inclusive um agente do Detran-Pa disse a um Moto Taxista o seguinte: Vocês não querem ser os bacanas, fazem cobranças e mais cobranças. Então segurem a onda de vocês. Ou seja, está explícito que as leis só valem para punir os trabalhadores em motocicletas. Parece que eu estava a adivinhar quando aprovaram a lei 12009/2009 – Disse: Eles lutaram de todas as formas contra a legalização da categoria. Como não conseguiram, vão fazer de tudo para dificultar e, assim impedir que consigamos nos organizar! – Bingo…

a o pior de tudo que nós mototaxistas seremos perseguidos e humilhados enquanto os clandestinos trabalharão tranquilamente; pois aos olhos da federal não são mototaxistas…
que pais é esse que oprime quem quer trabalhar de forma honesta e digna…pode ser o pais de qualquer hum, mas não é com certeza o meu país!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.