Protesto de motoboys no Rio foi mantido para cumprir agenda, diz sindicato

Motoboys fecharam a Praça da Bandeira, a Presidente Vargas, a Avenida Rio Branco e a Rua Pinheiro MachadoFoto: O Globo / Pablo JacobO protesto de motoboys que deu um nó no trânsito do Rio na manhã desta sexta-feira, e ainda prejudica o fluxo de veículos na cidade, poderia ter sido evitado. Segundo o diretor executivo do Sindicato dos Empregados Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Matos, a entidade estava ciente do adiamento da aplicação da lei que regulamenta a atividade dos profissionais, mas disse ter levado a manifestação adiante por uma questão de agendamento, e para tornar pública a insatisfação da categoria. Matos pediu desculpas à população pelos transtornos causados no trânsito. Os manifestantes, que se concentraram por volta das 7h na esquina da Rua do Matoso, em frente à Praça da Bandeira, saíram em comboio pelo Centro do Rio e pela Zona Sul, dando um nó no trânsito.

– O governo nunca quis nos atender e ainda criou esse monstro sem cabeça. Queriam que fizéssemos um curso de direção defensiva, mas nenhuma empresa se adequou para oferecer. E o prazo para fazer as aulas terminaria neste sábado. Felizmente, conseguimos essa prorrogação para 2013, mas ainda precisamos nos reunir com o governo para tratar de questões da categoria – defendeu Matos.

Veja imagens do protesto realizado pelos motoboys.

Pela manhã, cerca de três mil motoboys, segundo a Polícia Militar, seguiram em comboio pela Avenida Presidente Vargas até a Rio Branco, engarrafando a região do Centro. Houve reflexos na Zona Norte, até a Rua São Francisco Xavier. O grupo foi até a Candelária, onde o movimento foi desfeito. No entanto, alguns motoboys seguiram para Laranjeiras, deixando o tráfego parado no Túnel Santa Bárbara.

Os manifestantes ocuparam uma faixa da Rua Pinheiro Machado, na altura do Palácio Guanabara, entre às 9h20m e 10h, deixando apenas uma faixa liberada para o tráfego. Para evitar que mais motoristas ficassem presos no Santa Bárbara, a CET-Rio fechou o Elevado 31 de março na altura do Sambódromo até as 10h. Na saída do túnel para Laranjeiras, o acesso para o Viaduto Engenheiro Noronha, que liga o túnel à Pinheiro Machado, também ficou fechado, com o tráfego sendo desviado para a Rua das Laranjeiras.

O trânsito ainda está lento no sentido Zona Sul do Túnel Santa Bárbara e da Rua Pinheiro Machado. A opção para quem sai do Centro rumo à Zona Sul é seguir pelo Aterro do Flamengo e pelo Túnel Rebouças, que têm fluxo bom.

Os motoboys protestam contra o cumprimento da resolução 350/2010, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta a profissão e os obriga a fazer curso de direção defensiva, assim como a utilizar novos equipamentos de segurança. Eles reclamam, ainda, da alta taxa cobrada para a instalação de placa vermelha no veículo e da falta de oferta de curso de aprimoramento, exigido pelas novas regras.

– Nossa categoria não tem reajuste de salário há 14 anos. Não temos como arcar com os custos para instalação da placa vermelha nem como fazer o curso exigido pela nova lei, que só tem em São Paulo – argumentou o motoboy Rafael Mouron Lombardo.

Segundo o presidente da Associação de Motociclistas do Estado do Rio (AMO-RJ), Aloísio César Braz, o protesto dos motoboys é infundado, uma vez que a categoria já conseguiu junto ao Conselho Nacional de Trânsito uma prorrogação do prazo de estabelecimento das novas regras.

– Assim vamos ter tempo para cobrar do Detran a criação desse curso para a categoria. Além disso, conseguimos que outras empresas habilitadas pelo Denatran possam oferecer as aulas – detalhou Aloísio.

Os motoboys protestaram também na Grajaú-Jacarepaguá, onde chegaram a tentar fechar a estrada. Mas o grupo seguiu até a Praça da Bandeira, deixando o trânsito muito lento.

Ciclista morreu atropelado durante a madrugada

Por volta das 4h desta sexta-feira, um ciclista foi atropelado na Avenida Beira Mar, altura da Praça Luís de Camões, na Glória. O homem, ainda não identificado, morreu no local. Devido ao acidente, duas faixas do sentido Centro da via ficaram fechadas até as 8h30m, o trânsito ficou lento no trecho. Quem segue para o Centro tem como opção o Aterro do Flamengo, que tem fluxo bom.

Na Avenida Delfim Moreira, no Leblon, um motociclista ainda não identificado foi atropelado por volta das 5h30m, na altura da Rua Bartolomeu Mitre. O homem sofreu ferimentos leves e foi encaminhado pelos bombeiros para o hospital Miguel Couto.

Fonte: O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.