Mensalão: Reú, Duda Mendonça faz campanhas para o PT

Publicitário Duda Mendonça

“Não quero ficar de santinho, nem de hipócrita, nem de cínico. Mas, na verdade, ou a gente recebia assim ou não recebia. Eu tinha coisas a pagar. Eu não tinha mais poder de decisão. O jogo estava na mão deles”

Em 11 de agosto de 2005, o marqueteiro Duda Mendonça foi responsável por um dos momentos mais delicados da crise do mensalão: em depoimento à CPI dos Correios, ele admitiu ter recebido cerca de 10,5 milhões de reais no exterior, como pagamento pela sua participação na campanha que elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência, em 2002. O valor foi depositado em uma conta nas Bahamas, por meio do empresário Marcos Valério de Souza, o operador do mensalão. “Não quero ficar de santinho, nem de hipócrita, nem de cínico. Mas, na verdade, ou a gente recebia assim ou não recebia. Eu tinha coisas a pagar. Eu não tinha mais poder de decisão. O jogo estava na mão deles”, afirmou Duda no depoimento que incendiou Brasília.

A fala deflagrou uma ameaça real de impeachment e levou petistas às lágrimas no plenário da Câmara numa das imagens que entrou para a história. Era o auge de uma crise que ainda se arrastaria por meses, derrubaria ministros em série e afetaria para sempre a imagem do PT. Assustado, Lula foi à televisão para um pronunciamento em que admitiu os “erros” do partido e do seu governo. Pediu desculpas ao país.

Leia também: entenda o escândalo do mensalão

Sete anos depois, longe dos holofotes do mundo publicitário, Duda está envolvido na campanha do candidato petista à prefeitura de Fortaleza, Elmano Freitas. Também terá missões a cumprir com a legenda em Jundiaí (SP) e São Luís (MA). Mas é no exterior que hoje ele concentra suas prioridades: as filiais de sua empresa, a Duda Propaganda, em Portugal e na Polônia.

Os contratos públicos sempre foram outra fonte de renda do marqueteiro, especialmente com o governo federal. Em 2011, faturou mais de 100 milhões de reais da União. O montante permite que ele mantenha a rotina extravagante, que inclui restaurantes de luxo, rinhas de galo e viagens em avião e helicóptero particulares.

Depois do escândalo, Duda manteve as atividades de marqueteiro. Em 2010, ajudou a eleger os senadores Marta Suplicy (PT-SP) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). No ano passado, comandou a campanha derrotada pela separação do território do Pará. O interesse na região vai além da paixão por vaquejadas: ele é dono de uma milionária fazenda no local e, se o plebiscito ganhasse, ele se tornaria um importante líder do novo estado do Carajás.

Crimes – No julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Duda é acusado de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Como ele admite ter recebido os recursos no exterior, sua situação não é das mais fáceis. Mas o advogado do publicitário, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, um dos mais caros criminalistas do país, diz o contrário: “Tecnicamente, o caso dele é o mais simples, é o único que independe da existência do mensalão. Nossa defesa é 100% técnica”, diz.

A defesa alega que o marqueteiro recebeu por serviços que efetivamente prestou ao PT, e não sabia da origem ilícita dos recursos. O destino da bolada, entretanto, nunca foi detalhado. Duda demonstra preocupação com o julgamento. No primeiro dia, quando a sessão do STF se resumiu a análises preliminares, trocou três telefonemas com Kakay. Pelo cronograma inicial do julgamento, sua defesa será apresentada no próximo 14.

Fonte: VEJA

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.