Primeiro-ministro da Síria deixa o governo e se une a opositores de Assad
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Premiê Riyad Hijab abandona o governo Assad e deixa a Síria rumo à Jordânia. Ele ocupava o cargo havia menos dois meses. Ministro alemão diz que a deserção indica avançado processo de erosão do regime.
O primeiro-ministro da Síria, Riyad Hijab, abandonou o governo do presidente Bashar al-Assad, uniu-se à oposição e deixou o país, disse o porta-voz dele nesta segunda-feira (06/08).
“Anuncio hoje a minha deserção do regime assassino e terrorista e anuncio que me uni à revolução pela paz e pela dignidade. Anuncio que, a partir de hoje, sou um soldado nesta revolução abençoada”, disse Hijab num comunicado lido por seu porta-voz na emissora Al Jazeera.
Segundo a televisão estatal síria, Hijab – ex-ministro da Agricultura indicado para o cargo de premiê por Assad no fim de junho – foi demitido. Mas uma fonte do governo da Jordânia disse que ele fugiu para o país vizinho.
O ativista da oposição Haztham al-Abdallah, do Comitê de Coordenação Local, disse à agência de notícias DPA que o primeiro-ministro havia desertado com sua família e outros oficiais de alto escalão e encontra-se fora da Síria. Uma fonte do Exército Síria Livre relatou que a deserção ocorreu na madrugada desta segunda-feira. A televisão estatal síria informou que o vice-primeiro-ministro, Omar Ghalwanji, assumirá o governo temporariamente.
Fonte: DW
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário