Número de doações de órgãos cresce 95% em Pernambuco

A esperança aumenta para os pacientes que aguardam um transplante de órgão em Pernambuco. Isso acontece em razão do aumento no número de doações no primeiro semestre de 2012, que cresceu 95% em relação ao mesmo período de 2011: de 32 para 62 doações. O maior crescimento foi registrado em maio, quando as doações subiram de sete para 15 órgãos.

Os índices ajudam pacientes como Sebastião Paz da Silva, técnico em contabilidade que acaba de ter alta do hospital em que estava internado, após um transplante de rim. Depois de passar dois anos ligado à máquina de hemodiálise, ele comemora a vida que vem pela frente: “Estou recomeçando,  nasci de novo!”.


A Central de Transplantes de Pernambuco acredita que a série de reportagens exibida no NE TV entre 30 de abril e 4 de maio colaborou com o aumento de doações. Mas, apesar do crescimento, 3.145 pernambucanos ainda estão na fila de espera pelo transplante. A maioria de pacientes, 1.765, precisa de um rim. Eles são seguidos por 1.169 pessoas que necessitam de transplante de córnea, 125 de fígado, 76 de medula óssea, seis de rim e pâncreas e quatro de coração.

O eletricista Ivanildo Guedes, de 58 anos, tem prioridade na lista. Ele precisa de um rim e um fígado ao mesmo tempo, e está ansioso para que chegue a sua vez: “Eu espero com alegria, tranquilidade. É muita emoção, para que tudo dê certo para mim e outros que estiverem precisando e estiverem nessa mesma situação que estou hoje”.

Um dos maiores desafios enfrentados pela Central de Transplantes é convencer uma família de luto a fazer a doação. De cada 10 famílias entrevistadas, quatro não autorizam a doação. A coordenadora da central, Noemi Gomes, fala que a negação é motivada principalmente pelo receio dos familiares: “Muitas famílias recusam alegando a necessidade de ter aquele corpo íntegro, com todos os órgãos, no momento do sepultamento”. Ela esclareceu, ainda, que o corpo do doador não fica desfigurado: “Nós temos o dever, por lei, de devolver aquele corpo à família, devidamente recomposto”.

A doação só pode ser feita com autorização de algum familiar, por isso é importante que amigos e família sejam informados do desejo de doar órgãos, para que ele seja respeitado. A iniciativa vem sendo incentivada por vários meios, como a rede social Facebook, que agora tem um espaço reservado para quem quer ser doador e notifica todos os amigos do usuário.

Filha de Ivanildo, a recreadora Sandra Guedes afirma que, graças à situação do pai, várias pessoas da família mudaram de opinião sobre a doação de órgãos: “Eles viram que é preciso fazer isso, e que assim como está acontecendo conosco, outra pessoa pode precisar”.
Para ter acesso a outras informações sobre o assunto entre em contato com a Central de Transplantes de Pernambuco através do telefone: 0800.281.2185.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.