Advogado de Dirceu diz não existir prova de que seu cliente é “quadrilheiro”
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
“Meu cliente não é quadrilheiro, e quem diz isso são os autos”. Além disso, o Ministério Público Federal não apresentou nenhuma prova que confirmasse as acusações de que José Dirceu, quando ministro-chefe da Casa Civil, tinha “proximidade” com Marcos Valério, considerado o principal operador do “chamado mensalão.
E, finalmente, a acusação não conseguiu provar a existência de “ato de ofício” que possa confirmar o enquadramento de José Dirceu como réu pela prática de crime de corrupção ativa. “Não peço a absolvição de José Dirceu por seu “passado sem mácula”, mas com base na prova dos autos”. “O seu pedido de condenação é o mais atrevido e escandaloso ataque à Constituição Federal” .
Este foi, em síntese, o núcleo da defesa feita nesta segunda-feira, na continuação do julgamento dos réus da ação penal do mensalão, pelo advogado José Luís Mendes de Oliveira Lima, defensor do principal réu da AP 470, que levou 45 dos 60 minutos a que tinha direito para proferir a sua sustentação oral.
Oliveira Lima classificou de “ficção” a denúncia dos réus do mensalão tal como apresentada pela Procuradoria-Geral da República. Ele lembrou que os autos contêm mais de 600 depoimentos, e afirmou que o MPF baseou sua peça condenatória em matérias de imprensa, sem reforçá-la com nenhuma prova existente no processo, e chegou a citar Chico Buarque de Holanda.
O advogado de José Dirceu referiu-se a frase muito empregada pelo ministro Marco Aurélio — “o processo não tem capa” — e acrescentou: “O processo não tem partido político, o processo tem provas. Só há julgamento com base nas provas nos autos. E não há nenhuma prova ou circunstância a incriminar Dirceu. O MPF não comprovou a sua tese por que não é verdade que existiu a propalada compra de votos. Não há prova de que o meu cliente ofereceu dinheiro. Não existe prova dessa acusações nos autos. O MP usou apenas frases de efeito”.
Fonte: Jornal do Brasil
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário