Policiais federais de Pernambuco aderem à greve nacional

Os agentes da Polícia Federal (PF) em Pernambuco resolveram aderir à greve deflagrada nacionalmente pela categoria nesta terça-feira (7).

De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do estado (Sinpef), Marcelo Pires, a adesão dos servidores é maciça tanto na capital quanto em Salgueiro, no Sertão, e em Caruaru, no Agreste, nas duas delegacias existentes nos municípios.

Um assembleia está prevista para acontecer na próxima sexta-feira (10), às 10h, na sede da PF, no Bairro do Recife, para decidir sobre a continuidade ao não do movimento.

Segundo Pires, a categoria vinha cumprindo todas as exigências quanto a espera e agendamento de datas nas negociações com o governo. “Quem nos colocou nessa situação foi o governo. Chegou um ponto em que o último compromisso de data agendado, no dia 31 de julho, o governo não deu qualquer satisfação para a categoria. O pessoal se sentiu injustiçado e ficou difícil segurar nossas bases”, explicou.

Os serviços da Polícia Federal estão sendo realizados dentro dos 30% que a legislação trabalhista exige. “Serviços essenciais como prisões em flagrante, quando chega a Polícia Militar com alguém preso a gente tem que atuar; e apresentação de preso requisitado pela Justiça, esses são basicamente os serviços que serão realizados”, contou o presidente do sindicato.

Ainda de acordo com Pires, as investigações policiais estão paralisadas, as operações canceladas, vistos para estrangeiros não serão liberados, fiscalizações dos serviços das empresas que fazem segurança privada, assim como equipamentos de bancos privados, estão suspensas, e ainda não serão entregues registros de arma ou porte de arma.

A categoria reivindica reestruturação de carreira e reajuste salarial, especialmente em relação aos agentes, escrivães e papiloscopistas. “Carreiras típicas de estado já foram reestruturadas, como o Banco Central, agências reguladoras, várias carreiras tiveram essa atenção do governo. Depois de dois anos de negociação, aguardávamos uma posição objetiva, só que o governo nos faltou nesse momento. Vamos sinalizar com a paralisação e na sexta vamos fazer nova assembleia no Recife para deliberar se continuamos com a greve, isso vai depender da postura do governo conosco. O governo já acena para que a gente converse. Em Brasília, representantes da nossa categoria já estão se reunindo para avaliar a proposta do governo em conversar”, disse Marcelo Pires.

Na manhã desta terça, os policiais ainda realizaram um ato simbólico de entrega de armas na sede da PF, no Recife. Eles mantêm a chamada “operação padrão”, quando diminuem o ritmo das atividades nos portos e aeroportos. Na capital pernambucana, o posto da PF no aeroporto só está atendendo passaporte emergencial e pessoas com passagem em mãos. Os alunos de intercâmbio do programa do governo do estado estão sendo atendidos para entrada e retirada de passaporte.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.