Olinda comemora os 185 anos do primeiro curso de direito do Brasil
Olinda está comemorando os 185 anos do primeiro curso de direito do Brasil. No dia 11 de agosto de 1827 acontecia na cidade um marco para a educação nacional, que iniciou o processo de graduação no ensino superior do país.
Para lembrar a data, a Prefeitura de Olinda realiza nesta quinta-feira uma programação no Mosteiro de São Bento.
Às 18h haverá missa celebrada pelo abade Dom Felipe.Na ocasião, será realizada uma homenagem ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Jovaldo Nunes.A solenidade será encerrada com apresentação do coral Encanto de Olinda.
O curso foi fundado por Dom Pedro II e inaugurado pelo doutor Lourenço José Ribeiro A primeira sala de aula ainda está preservada e fica no primeiro pavimento do Mosteiro. Na época, o segunda andar abrigava a biblioteca.
O curso permaneceu na cidade até 30 de maio de 1853, quando foi transferido para o Recife. Em 1832 formaram-se 41 alunos de várias regiões do Brasil, com destaque para Euzébio de Queiroz, que mais tarde exerceu os cargos de magistrado e Ministro da Justiça e que promulgou a lei que reprimiu o tráfico negreiro e estabeleceu sua extinção.
Fonte: Diário de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário