Para teste das urnas, Justiça Eleitoral realiza votação simulada em todo o País
No intuito de garantir a segurança do processo de votação, a Justiça Eleitoral realiza, simultaneamente, em todo o Brasil, uma eleição simulada neste sábado (11). Com início às 8h, a simulação tem o objetivo de avaliar o comportamento do sistema que será utilizado no pleito deste ano e a integração das informações nas diversas seções do País.
O simulado, que tem duração prevista de 11 horas, é parte da estratégia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir a integridade dos softwares e computadores que serão usados no dia 7 de outubro.
“É importante para verificarmos como essas tecnologias se comportam e podermos implementar melhorias nos sistemas”, destaca Acácio Leite, secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
Em Pernambuco, essa “votação postiça” envolve as 151 zonas eleitorais do Estado e conta com 500 urnas funcionando em situação similar à do dia da eleição. Para tornar possível a operação, uma legião de técnicos da Justiça Eleitoral pernambucana foi elencada. “Estamos testando desde o carregamento dos dados até o processo de envio e integração das informações das urnas”, explica Acácio.
No Rio Grande do Norte, que faz simulações em nove zonas eleitorais, o TRE potiguar adotou uma estratégia distinta para o procedimento no município de Timbaúba dos Batistas. Lá, onde o voto será por biometria, o órgão convocou mesários e eleitores para fazer o “test drive” no equipamento novo, que está sendo utilizado pela primeira vez em um pleito municipal.
Fonte: NE10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário