Japão confirma morte de jornalista em Aleppo

 

A embaixada do Japão na Síria, atualmente operando a partir da Jordânia, confirmou nesta terça-feira a morte de uma jornalista na cidade de Aleppo, informou a agência de imprensa Kyodo.

A vítima é a jornalista Mika Yamamoto, 45 anos, que trabalhava para uma pequena agência de notícias Japan Press.

Kazutaka Sato, outro jornalista da Japan Press, identificou o corpo de Yamamoto, revelou um funcionário da Chancelaria em Tóquio.

“Estava trabalhando em Aleppo, no norte da Síria, quando se viu em meio a um tiroteio”, disse o funcionário.

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), a jornalista foi morta em Sleiemane al-Halabi, bairro do leste de Aleppo onde violentos combates eclodiram na manhã de segunda-feira entre tropas do governo e rebeldes.

“Acabou ferida com gravidade quando cobria os enfrentamentos em Sleiman al-Halabi, travados desde ontem (domingo). Nós a levamos para um hospital, onde faleceu devido aos seus ferimentos”, explicou à AFP Rami Abdel Rahman, presidente do OSDH.

Em um vídeo postado no YouTube por ativistas é possível ver o corpo de uma mulher em uma sala, apresentado como o da jornalista. O braço direito da vítima apresenta um ferimento e, ao seu lado, um homem de aspecto asiático parece pedir ajuda a um médico.

Mika Yamamoto entrou em 1995 para a Japan Press, com a qual cobriu vários conflitos armados, entre eles a ofensiva aliada comandada pelos Estados Unidos no Afeganistão, no final de 2001, e a guerra do Iraque, em 2003.

Segundo a agência Kyodo, que cita um funcionário de hotel da cidade turca de Kilis, na região da fronteira com a Síria, Yamamoto e seu colega teriam entrado no território sírio na manhã desta segunda-feira.

O OSDH informou nesta segunda-feira que três jornalistas estão desaparecidos em Aleppo: uma libanesa, um árabe de nacionalidade não revelada e um turco.

O canal de televisão em árabe Al Hurra, baseado em Washington, anunciou que perdeu contato com dois de seus jornalistas que cobrem os combates em Aleppo: o correspondente Bashar Fahmi e o câmera Cuneyt Unal.

“Vimos um vídeo no YouTube no qual o Exército Sírio Livre, força rebelde formada por desertores e civis armados, declara que os dois (jornalistas) foram capturados e estão detidos em Aleppo”, explicou Deirdre Kline, diretor de comunicação da Middle East Broadcasting Networks, proprietária do Al Hurra.

Segundo o canal de TV, os dois foram atacados por homens armados vestidos como soldados rebeldes.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.