Delta Construções fica cada vez mais longe da CPI do Cachoeira

A CPI do Cachoeira começa nesta terça-feira mais uma rodada de depoimentos sem qualquer relação com as suspeitas que recaem sobre a Delta Construções, empreiteira que irrigou empresas fantasmas com pelo menos R$ 302 milhões. Convidados a depor, os procuradores da República responsáveis por denunciar à Justiça os integrantes do grupo de Cachoeira não aprofundaram as investigações sobre a Delta. Pelo contrário: os procuradores querem ter acesso aos dados das quebras de sigilo bancário obtidos pela CPI, tanto da Delta quanto de empresas de fachada integrantes do esquema.

Os procuradores Daniel de Resende Salgado e Léa Batista de Oliveira prestarão depoimento, conforme requerimentos do relator da CPI, o deputado Odair Cunha (PT-MG), aprovados em 2 de maio.

Foco da CPI é ação em Goiás

Naquele mês, os integrantes do Ministério Público Federal pediram o adiamento dos depoimentos até a conclusão do processo em curso na Justiça Federal de Goiás, o que ocorreu recentemente. Os investigadores têm repassado à CPI a mensagem de que não há nada a acrescentar.

“Eu não tenho questionamentos a fazer. Quero ouvi-los, o que pode fortalecer as duas investigações (do MPF e da CPI)”, sustenta o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), vice-presidente da comissão parlamentar de inquérito.

Um dos policiais denunciados pelo MPF, o ex-corregedor da Polícia Civil de Goiás Aredes Correia vai depor amanhã. A defesa do delegado pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) habeas corpus para que ele permaneça calado.

Tesoureiro ficará em silêncio

O presidente da Agência Goiana de Transporte e Obras Públicas (Agetop), Jayme Rincón, que depõe no mesmo dia, já obteve do STF o direito de permanecer em silêncio.

Aredes tinha um rádio Nextel para se comunicar com o grupo de Cachoeira e era responsável por repassar informações sigilosas sobre operações contra o jogo, como mostraram as investigações. Não tinha, portanto, conexões políticas importantes no esquema.

Já o presidente da Agetop, tesoureiro da campanha de Marconi Perillo (PSDB) ao governo de Goiás, é questionado sobre contratos da Delta com a administração goiana. Mas o silêncio assegurado pelo STF impedirá qualquer avanço das investigações sobre a empreiteira.

Na última sexta-feira, o dono da Delta, Fernando Cavendish, entrou com pedido de habeas corpus no STF para nem comparecer à CPI. Ele foi convocado a depor no próximo dia 29. Deputados da oposição tentam garantir pelo menos o direito de fazer as perguntas e expor pontos da investigação. Diante do silêncio dos depoentes, a presidência da CPI vem dispensando de imediato os convocados.

Fonte: Diário de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.