Brasileira foge da guerra civil na Síria com filhos e marido

Após ver a guerra civil chegar ao bairro onde morava em Aleppo, a maior cidade do norte da Síria, Priscila Bacha, de 25 anos, conseguiu sair do país com a família. A brasileira contou ter conseguido deixar a Síria depois de uma longa e exaustiva viagem, cheia de preocupação, porque não sabia se chegaria com segurança até o Líbano.

Priscila é casada com Hekmat, que é sírio. Os dois são pais de Nayla, de 8 anos, e de Orfen, de 5. No dia 20 de julho, ela viu a guerra civil chegar em Aleppo. Era o primeiro dia do Ramadã, o mês sagrado para os muçulmanos, quando eles fazem jejum durante o dia.

“Bem na hora de quebrar o jejum, via os aviões jogando bombas, atacando. É como se tivesse caindo na minha frente, um barulho muito alto”, relata Priscila.

Durante duas semanas, ela contou histórias para acalmar os filhos: “A gente tentava inventar historinha para eles não entenderem, não passarem o que a gente está passando”, recorda.

Segundo ela, a situação piorou no início de agosto. “Abria a porta, a janela assim do meu quarto e comecei a espiar, ver o que estava acontecendo e vi aqueles homens armados. Naquele momento, a gente começou a analisar: onde a gente vai com as crianças?”, relata.

Há um ano e meio, um cenário de guerra civil é a realidade de muitas cidades na Síria. Aviões, helicópteros e tanques do regime do presidente Bashar al-Assad tentam derrotar as forças rebeldes que ocupam vários pontos do país.

O mês agosto, de acordo com organizações de direitos humanos, foi o mais violento desde que o conflito na Síria começou. Quatro mil pessoas teriam morrido nos confrontos entre tropas do governo e rebeldes.

Abrigo na casa da cunhada

Diante da situação de guerra civil, a família decidiu buscar abrigo na casa da cunhada. “De repente, começaram os tiros, a gente se jogou completamente no chão. E a gente foi se arrastando até o corredor. Ficamos ali, o único lugar da casa que a gente mais conseguiu se proteger. Passamos a noite no corredor”, relata Priscila.

Segundo ela, foi depois desse episódo que ela decidiu que iria voltar para o Brasil. Com a ajuda da Embaixada Brasileira, ela embarcou no dia 10 de agosto num voo de Aleppo para Damasco, capital da Síria. Priscila conta que chegou ao aeroporto por sorte. “Pegamos o avião e, lá embaixo tinha conflito”, diz.

No dia 15, a família de Priscila conseguiu viajar de carro até Al Masnaa, na fronteira com o Líbano. A brasileira, o marido e as crianças atravessaram a fronteira que fica a apenas 35 quilômetros de Damasco, a capital da Síria.

“Foi uma sensação de alívio e tranquilidade e de estar num lugar mais seguro. Foi um momento também triste por ter deixado a família ali”, declara Priscila.

Dias depois de deixarem Aleppo, Priscila e Hekmat ficaram sabendo que a casa dos sogros foi completamente destruída. Por sorte, ninguém se machucou. “Acabou, pra mim acabou tudo. Não existe mais pra mim Siria”, lamenta Hekmat Bacha.

Volta para o Brasil

Priscila e as crianças embarcam de volta para o Brasil na madrugada de terça-feira. A família dela, em Foz do Iguaçu, no Paraná, mal pode esperar. “Já estou contando os minutos! Não dormia, preocupada, agora não vou dormir com a emoção da chegada dela”, diz a mãe de Priscila.

A maior preocupação agora é com Hekmat, marido de Priscila. Ele ainda precisa regularizar documentos para poder viajar para o Brasil. “Se Deus quiser, vou voltar mais rápido possível, porque governo do Brasil não vai me deixar longe dos meus filhos”, diz Hekmat.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.