Brasileiro só aguenta 20 minutos sem celular
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Já sentiu aquela vontade inabalável de checar o celular? Uma necessidade de vida ou morte que não pode ser postergada de maneira alguma? Você não está sozinho nesta. Cerca de 50% dos brasileiros com smartphone não aguentam ficar mais de 20 minutos sem dar uma olhadinha no telefone móvel. “É uma das maiores médias de acesso no mundo”, explicou o diretor de Business Development da Qualcomm na América Latina, Dário Dal Piaz, na Innovation Qualcomm, que aconteceu na semana passada, na capital paulista.
Para entender o perfil dos brasileiros consumidores de smartphones, a empresa de San Diego (EUA) encomendou uma pesquisa para o Ibope Inteligência que deverá ser concluída no final de setembro. Dividido em três fases, o estudo já teve seu primeiro estágio, o qualitativo, finalizado, com mais de mil pessoas entrevistadas pessoalmente por um especialista da área.
A pesquisa revelou que, enquanto os chineses baixam de 80 a 100 apps por ano, os brasileiros ficam na faixa dos 24. Número que tende a aumentar à medida que mais brasileiros comprem smartphones. Softwares de redes sociais, informação e localização foram alguns dos apps destacados como importantes para o cenário nacional, assim como o barateamento dos aparelhos. “Na China, é possível comprar um celular de US$ 200 com o equivalente a US$ 400 em aplicativos”, contou Dal Piaz.
O estudo faz parte dos trabalhos da Qualcomm em colaboração com o Ministério das Comunicações. O acordo pretende acelerar a massificação dos smartphones e tablets, fomentar serviços de banda larga móvel tanto em áreas urbanas como rurais e apoiar o desenvolvimento local de tecnologias sem fio, produtos e aplicativos. “Trabalharemos o catálogo de apps relevantes para o mercado local e a otimização da experiência do usuário para essas aplicações. Também planejamos difundir a tecnologia para o suporte em idioma local”, disse.
LABORATÓRIO
Os planos incluem a criação de um laboratório para apoiar desenvolvedores brasileiros de aplicativos para smartphones e tablets, em São Paulo. Com previsão de abertura para setembro, o local receberá equipamentos da empresa americana e oferecerá treinamentos. Além da capital paulista, outras cidades ainda receberão o que a empresa chama de “laboratórios-satélites”. “Estamos conversando com vários laboratórios de tecnologia de todo o País. Até o começo do ano que vem eles devem estar funcionando”, adiantou Dal Piaz.
No Recife, a Qualcomm iniciou negociações com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), mas nada ainda foi fechado.
Fonte: NE10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário