O lado social da nota
Nas compras do supermercado que você fez hoje, pegou a nota fiscal? Possivelmente não, como a maioria dos consumidores. O hábito de pedir esta comprovação de pagamento ainda não foi incorporado pelo comprador.
Mas aí vai mais uma razão para cobrar o cupom fiscal: ele pode ajudar muita gente carente. A campanha Todos com a nota, cuja a imagem está mais vinculada ao futebol, já que as notas podem ser trocadas por ingressos para jogos do campeonato pernambucano, tem seu viés social e as tais notas também podem ser usadas por instituições sem fins lucrativos para conseguir recursos e custear projetos (leia mais na edição impressa do Diario deste domingo).
É o chamado Módulo Solidário da campanha. As instituições se inscrevem – atendendo aos critérios do programa – e recolhem as notas, repassando à coordenação da campanha, de acordo com os prazos estipulados (veja aqui o link das instituições participantes).
Para este sétimo módulo, a entrega das notas vai até março de 2013. Depois é feita a contabilidade e a “concorrente” que recolher o maior número de pontos, é premiada. A cada R$ 100, um ponto é somado. O limite é de cinco pontos por cada cupom, independentemente do valor. Isso significa que uma nota de R$ 600 vai cinco pontos.
Instituições como o Lar de Clara, em Pontezinha, e o Centro Social ACF da Torre são exemplos de que o mutirão atrás das notinhas dá certo. Elas foram contempladas, mais de uma vez, com o programa. Compraram fogão industrial, equipamentos de cozinha, parte de um carro, no primeiro caso. No segundo, foram trocadas janelas que estavam bastante comprometidas. No Lar de Clara, 250 crianças carentes são assistidas e, no Centro Social, 120.
São histórias em que a solidariedade é a mola que impulsiona desde coordenadoras a voluntários na coleta das notas. Vale de tudo. Pedir a amigo, família, vizinho, conhecido, desconhecido. O importante é a pontuação que pode garantir recursos a instituições que carecem de tudo. De dinheiro a uma simples ajuda. Por isso, antes de jogar a nota no lixo ou mesmo esquecer de pedir ao caixa, pense no bem que pode fazer e deposite o cupom fiscal em urnas com o a logomarca do Todos com a nota. Cada instituição inscrita recebe 20 urnas para distribuir para o coleta das notas. Faça a sua parte.
Fonte: Diário de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário