Hospital Oswaldo Cruz divulga estudos sobre o Mal de Alzheimer
O Hospital Universitário Oswaldo Cruz, da Universidade de Pernambuco (UPE), divulga, nesta segunda-feira (17), os estudos inéditos sobre o Mal de Alzheimer. Segundo pesquisa do especialista Paulo Brito, problemas nos sonhos pode ser um indício da doença do Mal de Alzheimer.
De acordo com estudos, pacientes que apresentaram problemas nos sonhos, anos depois detectaram a doença. Segundo relatos de pacientes, antes da doença, os sonhos deles eram nítidos e claros, depois eles passaram a não sonhar e/ou a lembrar de pouca coisa de seus sonhos, além deles serem confusos, escuros e ruins.
Com o estudo, o Paulo Brito acredita que será mais fácil detectar a doença com antecedência, o que traz benefícios para o doente e família. Segundo o médico, que é professor da UPE há 30 anos, a doença não tem cura, mas pode ser retardada e sendo tratada o quanto antes, traz qualidade de vida ao paciente. Ainda segundo a pesquisa, a doença não está presente apenas em idosos a partir de 60 anos.
O Alzheimer também atinge pessoas com 50 e até 40 anos. Além disso, tem maior índice em analfabetos. Nos indivíduos com oito anos ou mais de escolaridade, a prevalência é de 3,5%, enquanto que nos analfabetos é de 12,2%, ou seja, para as pessoas que não sabem ler ou escrever, o número de casos sobe consideravelmente, crescendo para, praticamente, o quádruplo em relação às pessoas alfabetizadas.
O Mal de Alzheimer – É uma doença cerebral e degenerativa. Em muitos casos, antes do diagnóstico, os primeiros sintomas são confundidos com outros problemas de idade ou de estresse, por conta da faixa etária estabelecida para pessoas suscetíveis a adquiri-los. Isso acontece porque costuma-se ligar a doença apenas ao esquecimento. Entretanto, para constatar o Alzheimer, é preciso também haver prejuízo em pelo menos uma outra área da cognição, como por exemplo, a função executiva ou a linguagem. Quando a suspeita é constatada, o paciente é submetido a uma série de testes cognitivos e radiológicos.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário