Univasf deve encerrar greve nesta terça-feira

Os professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em greve desde maio, devem oficializar o encerramento do movimento nesta terça-feira (18) em assembleia da Seção Sindical dos Docentes da Univasf (Sindunivasf). O encontro será no Campus Centro da Instituição de Ensino Superior, a partir das 9h.

Segundo o presidente da entidade, Fernando Souto, a tendência é seguir as indicações do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino (Andes) – que neste domingo (16) informou que a paralisação nacional deve ser encerrada nesta semana. “Foram estabelecidas várias ações para a continuidade da mobilização da categoria no enfrentamento dos ataques à educação pública federal que estão materializados no PL 4368/12”, complementa o sindicato.

“A recomendação do Comando Nacional deverá ser seguida amanhã na assembleia. Não posso garantir porque quem decide é o coletivo, mas temos andado nessa sintonia com a entidade nacional”, destacou. A greve foi deflagrada no dia 17 de maio e chegou a ter a adesão de 57 das 59 universidades federais do país. Até a semana passada, perto de completar quatro meses, ainda contava com a adesão de 13 instituições, segundo o Ministério da Educação.

Caso os professores decidam pela volta às aulas, o Conselho Universitário passará a discutir o novo calendário acadêmico. “Haverá rearranjo do período letivo para que os estudantes e professores terminem o semestre que não foi finalizado e reiniciar o semestre 2012.2, que deveria ter começado em agosto. E provavelmente isso avançará pelas férias de agora em diante, até que tudo seja normalizado”, explicou Souto.

Nesta segunda-feira, os 26 mil alunos da graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) voltaram às aulas após uma greve que durou 112 dias. A UFPE encerrou o movimento no dia 5 e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprovou um novo calendário. Na instituição, representantes da Associação dos Docentes (Adufepe) ressaltam que as aulas ministradas antes da paralisação não perderão validade.

Universitários que deveriam se formar em dezembro só concluem o curso após 29 de abril de 2013, data estipulada pela UFPE como o fim do ano letivo de 2012. Alunos como Renata Araújo, do curso de letras, esperam obter informações mais seguras sobre a colação de grau e como as mudanças afetarão seu futuro profissional.

Segundo a pró-reitora acadêmica da UFPE, Ana Cabral, serão necessários dois anos para que o calendário seja ajustado. Ela calcula que só em 2015 os semestres letivos voltarão à normalidade.

Fonte: Grande Rio FM

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.