Ambientalista encontra baleia cachalote morta em Ipojuca
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Uma baleia cachalote foi encontrada morta na Praia de Serrambi na tarde desta segunda-feira (17). Segundo Adriano Artoni, ambientalista voluntário que atua em parceria com alguns órgãos de defesa animal, o mamífero estava envolto em pedaços de rede de pesca e cordas usadas por embarcações.
A baleia media aproximadamente sete metros e estima-se que pesava uma tonelada e meia. Por falta de um veículo que fizesse o transporte do corpo para a UFRPE, o mamífero teve que ser enterrado na praia. “Tentei entrar em contato com alguns órgãos responsáveis para transportar a baleia para a universidade, mas por conta de leis municipais, alguns desses órgãos não puderam ajudar, já que o corpo está em outro município”. A Prefeitura de Ipojuca disponibilizou uma retroescavadeira para fazer o enterro.
Um amigo do ambientalista que estava em alto-mar avistou o animal boaindo próximo à Ilha de Santo Aleixo na noite de domingo (16). Mas somente ontem a baleia chegou à praia. Segundo Artoni, que nos últimos meses também já havia encontrado outra baleia e também um pinguim, o animal estava morto há aproximadamente cinco dias.
A cachalote, apesar de também ser chamada de baleia, é um cetáceo da família dos golfinhos. O mamífero, que pode ser encontrado em todos os oceanos, prefere habitar regiões profundas do oceano. É comumente encontrada na costa brasileira, além de ter vários registros de encalhe em praias do nordeste.
Fonte: JC Online
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário