Brasil vai contar com mais de 1,6 milhão de mesários nestas eleições
As eleições municipais, que está marcada para o dia 07 de outubro, irão contar 1.694.025 mesários em todo país, deste total 427 mil são voluntários. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (19) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há exatos 18 dias do pleito.
No dia da eleição, os mesários são responsáveis por organizar os cidadãos durante a votação nas seções eleitorais. Por conta da sua importância, o TSE criou programa Mesário Voluntário, em que todo eleitor maior de 18 anos pode se dispor a trabalhar no dia das eleições.
Pelo trabalho realizado durante o pleito, o mesário tem direito de ser dispensado do serviço (público ou privado) pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral. Os benefícios incluem ainda o recebimento do certificado de serviços prestados, auxílio-alimentação nos dias trabalhados, desempate em alguns concursos públicos, entre outros.
Conheça melhor as funções do mesário
Os cidadãos convocados podem atuar como presidente, secretário ou primeiro e segundo mesário. Ao presidente cabe manter a ordem no recinto, dispondo da força pública quando necessário, além de verificar as credenciais dos fiscais, adotar os procedimentos para a emissão da zerésima, iniciar e encerrar a votação, digitar o número do título do eleitor no terminal do mesário, autorizando-o a votar ou a justificar, receber as impugnações em relação à identidade do eleitor, providenciar a entrega dos materiais à junta eleitoral e resolver as dificuldades e esclarecer as dúvidas que surgirem.
Já o secretário é responsável pelo preenchimento da ata da mesa receptora de votos, relacionando as ocorrências registradas no dia no campo “Anotações”. Compete a ele: orientar os eleitores na fila e verificar se pertencem àquela seção, conferindo seus documentos; controlar a entrada e a movimentação das pessoas na seção; verificar o correto preenchimento do formulário “Requerimento de Justificativa Eleitoral”; verificar se o eleitor, ao sair, recebeu o documento de identificação e o comprovante de votação; e distribuir aos eleitores as senhas de entrada.
Já o primeiro e o segundo mesários, além de substituírem o presidente na sua ausência, têm as funções de localizar o nome do eleitor no caderno de votação e colher sua assinatura, ditar o número do título ao presidente, entregar o comprovante de votação ou de justificativa e devolver os documentos ao eleitor e cumprir as demais obrigações que lhes forem atribuídas.
Fonte: Folha PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário