Preço de smartphone pode cair 25% até o Natal

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse hoje que a isenção fiscal para as fabricantes nacionais de smartphones, cujo decreto de regulamentação deve ser aprovado em outubro, vai chegar aos consumidores finais ainda neste ano.
A redução de preço para os compradores poderá chegar a 25%, segundo Bernardo, uma vez que a desoneração inclui isenção de PIS/Cofins (de 9,25%) e de IPI (de 15%). “Só não será repassada se as empresas quiserem aumentar sua margem de lucro. A isenção será de 10% para o varejo – sobre o qual incide o PIS/Cofins e deve ser totalmente repassada ao cliente final”, disse. Modelos mais simples podem custar R$ 200.

O ministro descartou a possibilidade de atrasos na implantação da tecnologia de quarta geração (4G) por problemas de infraestrutura. Ele disse que a regulamentação que definirá o compartilhamento de infraestrutura de rede entre operadoras deverá ser votada ainda em 2012 pelo Senado, mas a aprovação na Câmara dos Deputados ficará para 2013, previu o ministro após participar de um evento na fábrica da companhia de telecomunicações Ericsson, em São José dos Campos (SP).
A fabricante sueca Ericsson anunciou na ocasião a produção da milésima estação radiobase em sua fábrica em São José dos Campos (SP).

A empresa é uma das primeiras a fabricar os equipamentos preparados para 4G, que começa a funcionar em algumas cidades na Copa do Mundo de 2014.
A Ericsson tem contrato com a operadora Claro para o fornecimento dos produtos voltados à infraestrutura da tecnologia 4G. A operadora já adquiriu 300 das 1.000 unidades produzidas pela Ericsson no interior paulista.

Em agosto, a Claro iniciou um projeto piloto para teste da tecnologia em três cidades: Búzios (RJ), Paraty (RJ) e Campos do Jordão (SP). Segundo o presidente da Ericsson para América Latina e Caribe, Sérgio Quiroga, com o avanço da implantação das redes 4G pelas operadoras, a fábrica deve ampliar a capacidade produtiva em 10% ao ano.
Atualmente, são 40 mil estações radiobase para as tecnologias 3G e 4G. “Já multiplicamos por dez nossa produção nos últimos 41 anos, mas devemos ampliar mais nos próximos, com a demanda por telecomunicações”, diz Quiroga.

Só com o Mundial de 2014 o tráfego de dados vai ser 15 vezes maior que o da Copa passada. A Ericsson exporta metade de sua produção brasileira para os EUA e países da América Latina e África.

Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, outras fabricantes estão se preparando para produzir os equipamentos para a infraestrutura 4G no País.

No mês passado, a Nokia Siemens anunciou que irá começar a produzir no Brasil, a partir de outubro, equipamentos para 4G em parceria com a Flextronics.

No leilão das faixas de frequências 4G, realizado em junho, o governo exigiu que os bens, produtos e equipamentos que irão constituir a infraestrutura de internet tenham 60% de conteúdo nacional, com 10% da tecnologia desenvolvida no País.

Fonte: JC online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.