Viagem do 1º homem a passar um dia no espaço e tirar fotos da Terra completa 50 anos
A Rússia comemora neste sábado (6) os 50 anos da viagem espacial de Gherman Titov, o primeiro homem a passar um dia no espaço. Apesar disso, o feito de Titov é ofuscado pela conquista de Yuri Gagarin, o russo que foi o primeiro homem a ir ao espaço, alguns meses antes.
Com apenas 25 anos, Titov deu voltas ao redor da Terra 17 vezes após o lançamento, em 6 de agosto de 1961 – o voo durou mais de 25 horas. Gagarin deu apenas uma volta ao redor da Terra e seu voo, em 12 de abril daquele ano, levou 108 minutos.
Titov foi o primeiro homem a passar um dia no espaço e tirou fotos em órbita. Ele foi também a primeira vítima do mal-estar espacial. Até hoje, ele é o humano mais jovem a voar ao espaço.
A aventura de Titov foi tão impressionante quanto a jornada de Gagarin e provou que o homem pode passar muitos anos em órbita. No entanto, Titov levou para o túmulo a decepção de ter sido superado na corrida para se tornar o primeiro homem a viajar ao espaço.
Na época da Guerra Fria, o feito de Titov assombrou os Estados Unidos. Em 5 de maio de 1961, Alan Shepard se tornaria o primeiro americano e o segundo homem a viajar ao espaço, mas seu voo levou apenas 15 minutos e foi suborbital.
Mas as comemorações da façanha de Titov – que morreu de ataque cardíaco no ano 2000 – devem ser consideravelmente mais discretas do que a série de eventos marcados para comemorar o aniversário do voo de Gagarin, em abril deste ano.
A principal será a inauguração de um museu em memória de Titov em sua cidade natal, Polkovnikovo, na região de Altai, sul da Sibéria, em uma cerimônia da qual devem participar ex-cosmonautas e sua viúva, Tamara.
A galeria fotográfica Fotosoyuz também abriu uma exposição sobre a história da fotografia espacial em homenagem a Titov, que registrou as primeiras imagens da Terra vista do espaço.
Fonte: R7
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário