Califórnia proíbe terapia de “conversão” para gays
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A Califórnia é, agora, o primeiro estado norte-americano a banir “terapias” que tentam converter gays em héteros. Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, esses procedimentos absurdos são um tipo de tratamento psiquiátrico “baseado na suposição de que a homossexualidade é um transtorno mental ou com base na suposição a priori de que um paciente deve mudar a sua orientação sexual homossexual”.
Essas terapias podem incluir técnicas comportamentais, cognitivo-comportamentais e psicanalíticas, além de abordagens médicas, religiosas e espirituais. Tentativas médicas de alterar a homossexualidade já incluíram tratamentos cirúrgicos como a clitoridectomia, castração, vasectomia, cirurgia do nervo pudico e até a lobotomia. Também apostam na hipnose, psicanálise, grupos de terapia e até tratamentos de choque!!
Fala sério… Se depois de tudo isso os jovens não morrerem, é mais fácil ficarem doidos de uma vez do que mudarem sua orientação sexual…
Grupos religiosos e políticos republicanos de direita argumentam que banir a terapia infringe os direitos de pais de oferecer auxílio psicológico a crianças que estão passando por confusões quanto à sua preferência sexual. Mas será que eles pensam, em momento algum, no respeito à individualidade de cada um desses jovens?? Esse negócio de que “gay é coisa do demônio” já é tão século 19…
O tema polêmico já foi assunto em vários debates entre especialistas. Confira a opinião do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo aqui.
Ativistas gays protestam na Califórnia. Foto: BBC Brasil
Dá uma sacada na matéria da BBC Brasil:
O governador da Califórnia, Jerry Brown, assinou uma lei que proíbe uma terapia polêmica que tenta “converter” jovens gays em heterossexuais. Com a medida, a Califórnia passa a ser o primeiro estado norte-americano a banir a prática que, segundo críticos, oferece danos psicológicos aos menores que são submetidos a ela.
A medida foi saudada por defensores dos direitos de gays que afirmam que as chamadas ”terapias reparadoras” não possuem base científica e põem jovens em risco. Em uma mensagem no Twitter, o governador californiano, Jerry Brown, disse apoiar a lei porque ela proíbe “terapias não-científicas que levaram jovens à depressão e ao suicídio”.
A lei proíbe menores de 18 anos de passar por terapias de mudança de orientação sexual. O projeto também contou com a aprovação da Associação Psicológica da Califórnia.
O senador estadual Ted Lieu, um democrata, afirmou que a lei, que entra em vigor a partir de janeiro de 2013, serve como um tributo à memória de um jovem que cometeu suicídio após ter se submetido ao tratamento.
O senador conclamou outros estados norte-americanos a seguir o exemplo californiano. Lieu afirmou que, mesmo o psiquiatra que introduziu o tratamento, Robert Spitzer, se arrependeu e renunciou à prática. “Se alguém tem quaisquer dúvidas de que tais terapias são malignas, eles precisam apenas escutar relatos de vítimas que passaram por essas práticas abusivas”, afirmou Lieu.
Fonte: LGBTudo
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário