Globo promove o último debate entre candidatos
Esta quinta-feira (04) é dia de debate, o último antes da decisão nas urnas de domingo (07), o que possivelmente significa candidatos à flor da pele, prontos para atacar e se defender. O evento, que será promovido e transmitido pela TV Globo Nordeste, a partir das 23h15, poderá servir de termômetro para o acirramento da disputa nesta reta final e para o eleitor indeciso decidir em quem votará. O debate, que será realizado no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, contará com a participação de seis dos oito candidatos a prefeito do Recife: Geraldo Julio (PSB), Humberto Costa (PT), Mendonça Filho (DEM), Daniel Coelho (PSDB), Roberto Numeriano (PCB) e Douglas Sampaio (PRTB). O critério para a participação é a representação do partido ou coligação no Congresso Nacional.
A discussão entre os prefeituráveis da Capital pernambucana será dividida em cinco blocos. Em quatro deles, o concorrentes farão perguntas entre si e no último cada um terá um minuto para fazer as suas considerações finais. A mediação do debate da Globo ficará a cargo do apresentador Márcio Bonfim. Ainda com relação aos blocos em que as perguntas serão feitas de candidato para candidato, em dois deles os temas dos questionamentos serão sorteados e nos outros dois serão tema livre, ou seja, da escolha de cada postulante.
Segundo a diretora de Jornalismo da TV Globo, Jô Mazzarolo, para que todos os postulantes tenham a chance de perguntar e responder ao menos uma vez por bloco, a ordem das perguntas será feita de acordo com regras elaboradas pelo matemático Oswald de Souza. Sendo assim, será realizado um sorteio no começo de cada bloco para eleger o candidato que fará a primeira pergunta. O sorteado escolherá um dos seus adversários para responder à sua pergunta. Aquele que responder poderá escolher qualquer oponente que não tenha ainda nem perguntado nem respondido. O último a perguntar terá que fazer, necessariamente, o questionamento para o candidato que fez a primeira pergunta.
Jô Mazzarolo também explicou que cada bloco do debate será aberto e fechado com candidatos diferentes. Para isso, os nomes já sorteados nos blocos anteriores serão retirados. Os debatedores terão, cada um, 30 segundos para elaborar e fazer a pergunta ao seu oponente. Aquele que for responder ao questionamento poderá fazê-lo em um minuto e 15 segundos. O candidato que perguntou ainda terá 45 segundos para fazer sua réplica e, para a tréplica do concorrente, serão dados mais 30 segundos. O debate deverá durar uma hora e meia, segundo a produção da TV Globo.
Fonte: Folhape
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário