Alunos em Mostra de Robótica
Foram mais de cinco meses de trabalho intenso. Agora, o grupo de oito estudantes do Ensino Fundamental II do Colégio Fazer Crescer (CFC), localizado no bairro do Rosarinho, Zona Norte do Recife, estão prontos para participar da Mostra Nacional de Robótica (MNR), que acontecerá em Fortaleza, no Ceará. Entre os dias 17 e 21 deste mês, os alunos apresentarão seus projetos e ideias no evento, que será organizado na Universidade de Fortaleza (Unifor).
De acordo com a professora de Robótica do CFC, Vancleide Jordão, os projetos foram desenvolvidos a partir de uma ideia de necessidade do planeta. “Durante nossos encontros semanais de trabalho com robótica, a gente viu que esse desafio da Mostra era muito legal para se trabalhar. Então, paramos para pensar o que estava faltando no planeta que poderia ser aperfeiçoado. Foi aí que as equipes pensaram seus projetos e escreveram seus artigos. As ideias partiram dos próprios alunos”, explicou.
A partir da definição de uma linha de trabalho, tais como educação, meio ambiente e medicina, os estudantes criaram três projetos. Um deles é o robô agricultor, desenvolvido unicamente pelo aluno mais novo da turma, Arthur Cabral, 12 anos. “É um robô semeador. As sementes vão ficar numa caixa dentro dele e quando a engrenagem girar, a semente vai cair no solo. É uma montagem difícil na parte de programar porque são dois cérebros, mas estou conseguindo”. Além disso, o projeto dele também aduba e colhe as plantas.
Esta será a primeira vez que Arthur participará de uma competição de robótica. Para ele, este é um momento de muita felicidade. “Já fui aluno de robótica antes, mas precisei sair. Esse ano, quando voltei, a professora me colocou nessa turma e a gente já começou iniciando o projeto. Nas minhas outras aulas sempre via a equipe antiga do colégio trabalhando e participando de campeonatos, mas só podia a partir da 6ª série. Agora, o momento chegou e estou muito feliz”, comemorou.
Os outros dois projetos são o leitor óptico para deficientes visuais e o projeto Gemaca. No primeiro, os alunos desenvolveram a ideia de que haja a emissão de sons diferentes para o reconhecimento de cada tonalidade de cor. Já o segundo, consiste no implante de ímãs em carros e a distribuição de outros ímãs em pontos distintos de uma avenida. Com o movimento dos automóveis, haverá a produção de eletricidade que será aproveitada na iluminação da própria via.
Ao final da Mostra Nacional de Robótica, aqueles alunos que se destacarem poderão receber bolsas de Iniciação Científica Junior, menção honrosa, além de um certificado. Com o incentivo em dinheiro, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver os projetos por mais um ano e apresentar os resultados na próxima edição do evento, em 2013.
Fonte: Folhape
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário