Arte aliada a Medicina ajuda grupo de pacientes e familiares

“A arte na Medicina às vezes cura, de vez em quando alivia, mas sempre consola”. É com esse slogan que o programa “A Arte na Medicina” se propõe a levar solidariedade e esperança aos corações de pacientes e familiares que estão internados ou que vão se consultar no Hospital Universitário Osvaldo Cruz (Huoc). A ação já possui 17 anos e conta com 16 projetos. A ideia será disseminada no 50° Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem), que irá ocorrer na sede da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, entre os dias 11 a 14 deste mês.

É a quarta vez que a Universidade de Pernambuco (UPE) participa do congresso. No entanto, este ano, a quantidade de projetos apresentados será maior. Serão divulgados cinco dos 16. “Isso mostra como existe, no universo brasileiro, uma sensibilização maior da arte como uma proposta de saúde. Representa uma oportunidade para apresentarmos nossa forma de trabalho, que deve ser divulgada no mundo inteiro”, atestou o coordenador do programa e clínico geral, Paulo Barreto Campello. A expectativa é que em torno de 3,5 mil profissionais de saúde de todo o País e do exterior participem do evento. Dentre eles, são esperados representantes de mais de 170 universidades públicas e privadas do Brasil.

Ainda, de acordo com o coordenador do “Arte na Medicina”, vão ser realizadas, no Cobem, três oficinas de comunicação na saúde e de arteterapia aos congressistas. “Vamos usar vídeos, cordéis, cartoons e a arteterapia, para que os participantes vivenciem essa prática”, afirmou Paulo Barreto. Além do médico em questão, outros dois professores da UPE – Wílson Freire e Carlos Reinaldo Marques – irão participar do evento.

A ideia de criar o programa surgiu com o próprio Paulo Barreto. “Eu resolvi utilizar a arte como uma proposta na área de saúde. A cada ano, fomos tendo novas ideias, sempre voltadas para a humanização e a contribuição terapêutica. Podemos dizer que a melhora nos pacientes é visível. A gente ainda não quantificou esse avanço clínico oficialmente, mas a maioria dos pacientes que conseguiu se curar foi encaminhada para produtoras de vídeos, viraram monitores de dança, de fotografia”, contou o coordenador do programa. Conforme o médico, as oficinas realizadas com os pacientes os fa­zem sair “daquele pensamento fixado na doença e conseguir entender que ele é capaz de realizar outras atividades”, explicou.

A quantidade de pessoas que participam do programa não é determinada pelo fato de serem quaisquer pacientes que estão em atendimento no Huoc. Já os alunos dos cursos de saúde podem participar de uma disciplina eletiva chamada arteterapia, dentro da própria universidade. “Com essa disciplina, eles têm a ideia de como a arte é uma importante ferramenta na vida futura deles, como um médico”, atestou Paulo Barreto Campello.

Fonte: Folhape

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.