Em Pernambuco, número de detenções no dia da eleição cai 65%

Em Pernambuco, das 217 ocorrências registradas no dia das eleições municipais, no último domingo (7), 18 resultaram em prisões em flagrantes. Foram detidos 16 eleitores e três candidatos – como dois candidatos fizeram parte do mesmo flagrante, a SDS considerou como uma única ocorrência. O número representa uma queda de 69,4% em relação às eleições de 2008, quando houve 59 prisões em flagrantes por crimes eleitorais. A informação foi divulgada nesta terça-feira (9), pela Secretaria de Defesa Social (SDS).

Das 217 ocorrências, 184 pessoas responderão ao Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Segundo a SDS, eles foram encontrados fazendo boca de urna e distribuindo panfletos de candidatos, o que é proibido no dia das eleições, segundo a lei eleitoral. Vinte e sete foram relacionados a candidatos suspeitos de compra de votos, distribuição de panfletos, dentre outros. Seis pessoas foram detidas pela Polícia Militar por desobediência à Lei Seca.

Dentre os candidatos, no início da manhã, em Camaragibe, no Grande Recife, a candidata à vereadora Marcela Silva Arruda foi abordada por policiais do 20° Batalhão. Segundo a polícia, ela estava distribuindo panfletos. Na delegacia, ela foi autuada pelos crimes de desacato e lesão corporal praticada contra um PM. Ao G1, a candidata contou que estava sendo alvo de uma perseguição política e que foi agredida.

Os outros dois candidatos foram detidos por compra de votos, troca de votos por alimentos e boca de urna. Um candidato a vereador e a vice-prefeito do município de Águas Belas, no Agreste, foram acusados de fornecer alimento em troca de votos.

Já o Corpo de Bombeiros registrou atendimento a 39 pessoas por meio das unidades de salvamento terrestre, incêndio, grupamento marítimo e atendimento pré-hospitalar. Dentre as ocorrências de destaques foram registradas quatro atropelamentos, nove colisões e cinco socorro por mal súbito.

Esquema de segurança
A Secretaria de Defesa Social suspendeu férias e licenças no domingo de eleição. Foram lançados quase 22 mil policiais, sendo 19.380 militares para dar mais segurança ao pleito.

A SDS, por meio dos órgãos operativos, apoiou os juízes da propaganda eleitoral, fez a guarda e segurança das urnas eletrônicas antes e depois das eleições. Foram empregados 21.739 profissionais de segurança, entre as polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros.

Quase duas mil viaturas foram utilizadas, além de dois helicópteros – um ficou à disposição do Tribunal Regional Eleitoral e o outro para atender as demandas policiais e de atendimento pré-hospitalar. Foram investidos quase R$ 2 milhões com pagamento de diárias.

Durante todo domingo, o Comitê de Monitoramento das Eleições, criado pela primeira vez pela SDS, funcionou no segundo andar da secretaria. Composto pelo secretário executivo Alessandro Carvalho e oito profissionais das áreas de inteligência e operacional dos órgãos operativos, o grupo monitorou locais de votação com o objetivo de responder com rapidez aos incidentes.

Fonte: G1pe

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.