Queijo coalho ajuda a prevenir doenças

Tradicionalmente fabricado no Agreste pernambucano, o queijo de coalho está presente em quase todas as refeições do nordestino. Com um sabor requintado, além de consumido puro, pode ser também assado em forma de petiscos ou até usado em receitas como risotos, tortas e bolinhos de festa. Mas, o que muita gente não sabe é que além de satisfazer o paladar popular, o queijo de coalho também é considerado um alimento funcional, ou seja, apropriado para a prevenção de muitas doenças.

Isso é o que afirma o resultado de uma pesquisa de doutorado realizada pelo biólogo Roberto Afonso da Silva, pós-doutorando do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Segundo ele, a proteólise, ou seja, a quebra das proteínas que ocorre durante a produção do queijo, resulta em peptídeos antioxidantes, que podem prevenir danos relacionados ao envelhecimento precoce, câncer, ataques cardíacos, derrame e arteriosclerose. Além disso, no queijo coalho também são encontrados os peptídeos com função carreadora de zinco, podendo aumentar a disponibilidade desse mineral para o corpo, ajudando na multiplicação das células de defesa.

“Cada vez que o queijo de coalho é consumido, a pessoa está incorporando o antioxidante. Então, por conter propriedades benéficas, seria bem recomendado o uso diário desse produto”, sugere. Mas, para que esse consumo seja saudável, alguns cuidados de produção são necessários. “A produção ainda é bem artesanal pra poder manter a tradição, porém já existem algumas indústrias no País que fazem o queijo mais controlado, manipulado. De uma forma ou de outra, tem que ter um controle sanitário bem feito, pois é um queijo feito com leite cru que se não for controlado pode se tornar um produto impróprio pra consumo”, explicou o biólogo.

Na semana passada, em visita da reportagem da Folha de Pernambuco ao Mercado São José, localizado no bairro de mesmo nome, no Recife, a movimentação à procura do queijo de coalho estava grande. Um comerciante do local, Fabiano Gonçalves, de 24 anos, disse que precisa renovar o estoque deste produto pelo menos duas vezes por semana. “O queijo coalho é muito pedido. Vendo outros tipos como o prato e o mussarela, mas o coalho é o que vende mais. Ele chega ao meu quiosque dia de segunda e quinta-feira, mas nunca dura um dia após a chegada”, contou.

Fã do produto, a aposentada Eunice Francisca, de 66 anos, não deixa o queijo de coalho faltar um dia sequer em sua casa. “Eu compro com frequência. Minha família prefere porque é feito de leite de verdade”, disse. O cobrador de ônibus, Diorí Bernardo, de 61 anos, acha o sabor incrível. “É o melhor de todos. A minha preferência é pelo coalho”, comentou. A cabeleireira Eglicia Maria Ribeiro, de 43 anos, não compra outro tipo de queijo. “Prefiro o coalho ao mussarela, ou até mesmo ao do reino”.

O fato é que apesar do pouco conhecimento a respeito dos benefícios à saúde, os nordestinos estão, cada vez mais, adotando o hábito de consumir este tipo de queijo. Estados como Ceará e Paraíba já passaram a aderir o costume. Segundo o biólogo Roberto Afonso da Silva, não vai demorar muito para que os sulistas do País passem a consumir com frequência esse produto tão nordestino.

Fonte: Folhape

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.