Azul calcula que 25 mil clientes foram afetados por incidente em Viracopos

Consultora de negócios Franciele Custódio não consegue embarcar no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (Foto: Luciano Calafiori/G1 Campinas)

O fechamento do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), desde a noite de sábado (13), já afetou 25 mil passageiros da companhia aérea Azul até o fim da manhã desta segunda-feira (15). O balanço foi divulgado pelo diretor de comunicação da empresa, Gianfranco Beting. Todos os pousos e decolagens foram cancelados em Viracopos após um incidente com um avião de carga às 20h de sábado. Um dos pneus do trem de pouso da aeronave estourou na aterrissagem e o cargueiro ficou parado na única pista de Viracopos. Não há prazo para liberação das operações.

Até o meio-dia desta segunda-feira, 416 voos haviam sido cancelados, segundo balanço da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A Azul também divulgou o cancelamento de todas as operações no aeroporto até as 15h, com total de 450 chegadas e partidas da companhia. A aérea representa 85% do movimento de passageiros no terminal. Quinze aviões da empresa estão parados no aeroporto. Este é o maior período de fechamento de Viracopos nos últimos dez anos, segundo a Infraero.

O diretor de comunicação da Azul não falou sobre prejuízo e sobre medidas judiciais contra a Centurios Cargo, responsável pelo cargueiro. Desde domingo (14), a Azul suspendeu a venda de passagens, até que os problemas sejam resolvidos. Passageiros de três voos, com destino a Navegantes (SC), Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE), chegaram a entrar na sala de embarque depois que a empresa solicitou a possibilidade de operar com meia pista. O pedido foi negado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por questões de segurança.

A Azul informou que vai aguardar os trabalhos de remoção do avião de carga, além da limpeza e manutenção do asfalto, para poder anunciar a retomada dos voos. “Viracopos é muito importante para nós. Não estamos preparados para ficar 100% sem operação”, diz Gianfranco Beting. Os trabalhos de retirada do cargueiro não tiveram o sucesso esperado na noite de domingo (14). De acordo com a concessionária Aeroportos Brasil, que acompanha a administração do terminal feita pela Infraero, o peso do cargueiro sobrecarregou a estrutura do equipamento levado de São Paulo (SP) para Campinas e não foi possível levantá-lo com a ajuda do material inflável.

O objetivo é estabilizar a aeronave para rebocá-la e retirá-la da pista. A estrutura será reforçada para uma nova tentativa nesta segunda-feira, segundo a concessionária. Ao todo, 70 pessoas trabalham na retirada do cargueiro, entre elas inspetores da Agência Nacional de Aviação Civil, da Infraero e da empresa responsável pela aeronave, a Centurion Cargo. A explosão dos pneus também provocou uma fissura no asfalto, que precisará de reparos. O G1 tentou contato com a Centurion, mas até a publicação da reportagem ninguém havia sido encontrado para falar sobre o assunto.

Os passageiros de voos que tinham partidas previstas de Viracopos na manhã desta segunda estão sendo levados de ônibus pelas companhias aéreas para os terminais de Congonhas, emSão Paulo (SP), e de Guarulhos (SP). Funcionários das empresas estão os orientando sobre as opções para seguirem viagem. Equipes da Anac e do Procon Campinas foram enviadas para o aeroporto para fiscalizar o serviço prestado aos passageiros prejudicados.

Avião de carga quebrou o trem de pouso durante aterissagem no aeroporto de Viracopos, em Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)Avião de carga quebrou o trem de pouso durante aterissagem em Viracopos (Foto: Reprodução / EPTV)

Concessão de Viracopos
Atualmente, o aeroporto está em transição para a iniciativa privada. O projeto de ampliação foi apresentado pela concessionária que venceu o leilão em setembro e anunciou a intenção de antecipar a construção da segunda pista de pouso, inicialmente prevista para 2018.

O processo de transição da operação do aeroporto da Empresa Brasileira de Infraero para a iniciativa privada foi iniciado em 13 de agosto e está dividida em três etapas. Até meados de novembro a operação segue sob responsabilidade da Infraero, mas é assistida pela equipe da concessionária, que está se familiarizando com todos os processos.

Posteriormente, a concessionária assume a operação de Viracopos, com a supervisão da Infraero, por um prazo de 90 dias. Em fevereiro de 2013, a responsabilidade da operação de Viracopos passa a ser exclusiva da iniciativa privada.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.