Arena PE tem dia decisivo nesta terça-feira
A Fifa nunca escondeu a possibilidade de excluir o Recife da Copa das Confederações 2013. Desde que se candidatou a ser uma das cidades-sedes, a capital pernambucana passou a receber marcação cerrada da entidade, que continuamente passou a vigiar o andamento das obras na Arena Pernambuco. O puxão de orelha foi dado, o recado entendido e o ritmo da obra acelerado. A avaliação técnica decisiva será nesta terça-feira, dois dias antes da reunião que deverá dar o aval final sobre a participação de Pernambuco na competição, considerada o evento-teste do Mundial.
Ao que parece, pelo menos nas últimas ações tomadas pela Fifa, o resultado tende a ser positivo. A começar pelo início da venda de pacotes especiais para os jogos da Copa das Confederações 2013. A Match Hospitality, empresa responsável pela comercialização das entradas, incluiu a cidade na lista de sedes com venda de ingressos para setores Vips já disponível. Na ocasião, em meados de setembro, o secretário especial da Copa do Mundo em Pernambuco, Ricardo Leitão, comentou a notícia, mas manteve o discurso de pés no chão, reiterando que nada ainda estava decidido.
O tom de cautela adotado nas declarações de Leitão tem explicação. Em diversas ocasiões, Recife foi alvo de pressão vinda de diversas partes, seja do Governo Federal, na voz do ministro dos Esportes Aldo Rebelo, ou na fala do secretário –geral da Fifa, Jérôme Valcke. Na mais recente, Rebelo declarou em entrevista nas páginas amarelas da revista “Veja” que a capital pernambucana era sede da Copa das Confederações mais atrasada, demonstrando sua preocupação com o andamento das obras.
Nesta terça-feira, será realizada na Arena Pernambuco a última vistoria técnica de prontidão, antes da decisão final da Fifa sobre as cidades que receberão a Copa das Confederações. Na parte da tarde, o secretário Ricardo Leitão dará uma entrevista coletiva a respeito da visita técnicos da entidade. Durante o encontro, será apresentado ainda o balanço das obras de mobilidade urbana e da Arena Pernambuco, além do anúncio das ações comemorativas aos 600 dias para a Copa do Mundo.
Valcke
Dois dias depois da visita técnica à Arena Pernambuco, haverá uma reunião no Rio de Janeiro que deverá decidir o futuro do Recife na Copa das Confederações. O encontro reunirá a comitiva da Fifa e o secretário-geral Jérôme Valcke, que deverá receber informações sobre o andamento das obras no estádio. O dirigente chega nesta terça-feira ao Brasil, onde fará visitas ao Mineirão, em Belo Horizonte, e ao Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre. O francês será acompanhado pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e pelo ex-jogador Bebeto, integrante do Conselho Administrativo do COL.
Andamento
Neste segunda-feira, a Odebrecht encaminhou uma nota com informações atualizadas sobre o andamento das obras no estádio. Segundo a empresa, a construção da Arena Pernambuco foi uma das que mais avanço físico em sua obra, passando de 52% em julho para 58% em agosto, e para 64% no mês de setembro, um crescimento de 6% ao mês.
Após a montagem dos pilares de cobertura, a Arena entra agora na fase da instalação dos primeiros módulos de cobertura. Um material vindo da Alemanha, que deverá chegar nas próximas semanas, será utilizado para o fechamento lateral. Atualmente, a obra conta com mais de quatro mil funcionários, divididos em dois turnos de trabalho.
Fonte: FOLHA-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário