Depois de retomar negociação com o governo, policiais federais terminam greve
Depois de 70 dias de paralisação, os policiais federais decidem normalizar as atividades. A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) comunicou nesta segunda-feira (15) o fim da paralisação da categoria. Em Pernambuco, o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Estado (Sinpef), Marcelo Pires, informou que a categoria já voltou às atividades desde às 10h desta segunda (15). Até às 16h, 18 Estados brasileiros já haviam concluído as assembleias e apenas dois deles votaram pela permanência da greve. O efetivo no País deve voltar a atuar a partir desta terça (16).
“Resolvemos retornar pois o Governo Federal sinalizou uma volta ao diálogo. Vamos conversar sobre nossas principais bandeiras, que são a reestruração de salário e de carreira”, revelou Pires. Em agosto deste ano, o governo propôs reajuste de 15%, mas os policiais rejeitaram a proposta, uma vez que a reivindicação dos agentes, escrivães e papiloscopistas era pela regulamentação em lei das funções exercidas pelos policiais nas carreiras de nível superior.
Além de Pernambuco, outros Estados que já votaram pelo retorno aos trabalhos como Rio Grande do Sul, Minas Gerais Brasília, Goiás, Pará, Bahia, Sergipe, São Paulo e Espírito Santo.
Há pouco mais de 15 dias, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) reconheceu a legitimidade da greve dos policiais federais, mas fixou a necessidade de manutenção de cotas mínimas de servidores em algumas áreas de trabalho. A categoria era a única ainda parada no funcionalismo federal.
Fonte: NE10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário