14,5% dos brasileiros moram fora do estado em que nasceram, diz IBGE
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta quarta-feira (17) aponta que pelo menos 14,5% dos brasileiros moram fora do estado em que nasceram. Segundo dados baseados em informações do Censo de 2010, 163.138.874 de brasileiros afirmavam ter nascido no mesmo estado em que estavam morando. Mais de 27 milhões de habitantes (do total de 190.755.799) apontaram ter nascido em estado da federação diferente do que viviam na época.
Em todas as unidades da federação, mais da metade da população residente nasceu no próprio estado. Na grande maioria, o percentual da população nata é superior a 80%. Distrito Federal, Rondônia e Roraima, no entanto, encabeçam a lista onde há maior porcentagem de migrantes – 47%, 43,5% e 38,3% dos habitantes que ali vivem, respectivamente, nasceram em outros estados. Segundo o IBGE, 3% dos brasileiros (5.752.566) mudaram de estado nos últimos 5 anos.
Em termos absolutos, São Paulo (8 milhões de pessoas), Rio de Janeiro (2,1 milhões), Paraná (1,7 milhão) e Goiás (1,6 milhão) acumulam os maiores contingentes
de não naturais residentes.
Minas Gerais (3,6 milhões de pessoas), Bahia (3,1 milhões), São Paulo (2,4 milhões) e Paraná (2,2 milhões) foram os estados com os maiores volumes de população natural residindo em outros estados. Em São Paulo, residiam 1,6 milhões de mineiros e 1,7 milhões de baianos.
Nordeste e Sul apresentam maior número de habitantes que são procedentes da mesma região em que nasceram, com 97,4% e 94,3%, respectivamente.
Por outro lado, o Centro-Oeste tem entre seus moradores o menor percentual de população natural no país (72,5%) e, consequentemente, o maior percentual de não naturais (27,5%).
Quando se analisa o espectro por grandes regiões, os números do IBGE mostram que 17,8 milhões de pessoas estão morando atualmente em uma região diferente daquela em que nasceram.
A maior parte é composta por nordestinos – com 9,5 milhões ou 53,6% dos migrantes regionais do país. O Sudeste é o principal receptor dos nordestinos – 66,6% dos que saíram do Nordeste migraram para São Paulo, Minas Gerais ou Rio de Janeiro.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário