Já são mais de R$ 1,2 milhão de pessoas precisando, principalmente, de água e comida. Dos 184 municípios pernambucanos, 121 já decretaram estado de emergência, dos quais 115 tiveram reconhecimento do governo federal. A gravidade do quadro fez com que o governador Eduardo Campos pedisse ajuda à presidente Dilma Roussef para agilizar as ações emergenciais da Operação Seca. Enquanto os governos vão fazendo sua obrigação, a sociedade começa a se mobilizar por meio de movimentos sociais. Um desses grupos está usando as redes sociais e a internet para arrecadar, antes de mais nada, solidariedade.

Criado há pouco mais de um ano e meio, o movimento O Novo Jeito descobriu que, pela internet, as redes sociais podem ser usadas para mudar a vida de pessoas. Não só para quem recebe, mas para quem doa. Os voluntários já conseguiram colocar em prática vários projetos, como a doação de cadeira de roda e aparelhos auditivos.

O empresário Fábio Silva, idealizador do movimento, decidiu usar os amigos mais próximos para dar início ao trabalho voluntário. Quer mostrar que juntos, são fortes. “Vamos acordar. Não temos mais tempo nem motivo para olhar uma pessoa passando fome, na extrema seca, e dizer que é culpa do poder público. Você, eu, todos nós podemos ajudar”, acrescentou.

Para o projeto dar certo, o movimento criou um site (www.novojeito.com), além do perfil no Twitter (@onovojeito) , e no Facebook (facebook.com/novojeito). Os dois perfis já somam pouco mais de 30 mil seguidores, de todos os lugares do Brasil, mas principalmente da Região Metropolitana do Recife.

Desde abril deste ano, os integrantes do movimento decidiram levar cidadania, além de roupa e alimentos, para o interior de Pernambuco. Há seis meses, os coordenadores visitaram 13 cidades na região de Serra Talhada, no Sertão, distante 400 quilômetros do Recife, para mapear as áreas mais prejudicadas. Se espantaram com a seca que já castigava a região, principalmente no distrito de Caiçarinha da Penha, que fica a meia-hora do Centro do município e onde moram 4 mil pessoas.

Dois meses depois, voltaram e distribuíram 40 toneladas de alimentos, roupas, colchões e material de higiene pessoal, com a ajuda do Exército. Entre as localidades contempladas, estava Caiçarinha, a mais pobre da região.

Para a próxima ação, os voluntários pretendem arrecadar 60 toneladas, num trabalho conjunto com a Ação da Cidadania Contra a Fome e o Dia de Ação de Graças. Foram montados pontos de coleta nas lojas do Bompreço e do Carrefour.

A aposentada Solange Rodrigues é uma das voluntárias. De domingo a domingo, ela reserva boa parte do tempo para coordenar o ponto de coleta do Bompreço da Caxangá, na Zona Oeste da capital. “É uma alegria danada poder ajudar. A gente se sente muito bem. Estou muito feliz”, disse. “Faz bem pra pra quem recebe e quem doa”.

Para ser um voluntário é simples. Basta entrar no site do movimento, onde vai encontrar o link do projeto “49 voluntários + você”, referente ao trabalho para o Sertão de Pernambuco. Lá, as pessoas podem se cadastrar e saber a melhor maneira de ajudar.

Fonte: JC Online

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.