No Nordeste, mais de seis milhões de eleitores escolherão o prefeito de sua cidade neste domingo
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Um total de 31.725.967 pessoas é esperado nas urnas de 50 cidades neste domingo (28). No Nordeste são oito municípios, dos quais seis são capitais. Nesses locais, com mais de 200 mil eleitores, nenhum candidato atingiu 50% mais um dos votos válidos no primeiro turno e, por esta razão, uma segunda rodada eleitoral segue com os dois mais bem colocados.
Na região Nordeste, Pernambuco, Alagoas e Sergipe seguem com o quadro político municipal já definido para os próximos quatro anos, mas todos os outros estados têm ao menos uma cidade à espera do segundo turno. São elas: João Pessoa e Campina Grande (PB), Salvador e Vitória da Conquista (BA), Natal (RN), Fortaleza (CE), Teresina (PI) e São Luís (MA).
Em João Pessoa, cinco Zonas Eleitorais, agregando 1.244 seções distribuídas em 194 locais de votação, receberão os votos dos 480.237 eleitores que elegerão o novo prefeito. Lá, a disputa segue entre Luciano Cartaxo (PT), que lidera as pesquisas de intenção de voto, e Cícero Lucena (PSDB). A segunda cidade mais importante da Paraíba, Campina Grande, também terá mais um turno, com 280.207 votantes escolhendo entre Romero Rodrigues (PSDB) e Tatiana (PMDB).
» Apuração na Paraíba deve ser concluída cerca de 40 minutos após o fim das eleições, diz TRE
Na capital cearense, que tem uma disputa acirrada entre PT e PSB, 4.306 urnas eletrônicas armazenarão os votos dos 1.612.155 eleitores. Com um pleito disputado em cada minuto, o eleitorado de Fortaleza terá que decidir entre Roberto Claudio (PSB), apoiado pelo governador Cid Gomes, e Elmano de Freitas (PT), apadrinhado da atual prefeita Luizianne Lins.
Já Salvador tem quadro partidário clássico na briga pela Prefeitura. ACM Neto (DEM), herdeiro do político do avô Toninho Malvadeza, disputa com Nelson Pelegrino (PT) o voto dos 1.881.544 eleitores soteropolitanos distribuídos em 624 locais distintos, que compreendem 20 zonas eleitorais e 4.907 urnas eletrônicas. Enquanto isso, em Vitória da Conquista, terceiro maior colégio da Bahia, o primeiro segundo turno da História da cidade se dá entre Guilherme Menezes (PT) e Herzem Gusmão (PMDB).
Natal, no Rio Grande do Norte, com 526.426 eleitores, está polarizada entre Carlos Eduardo (PDT) e Hermano Morais (PMDB). Com 1.245 urnas eletrônicas, mais 95 na reserva, a expectativa do TRE-RN é de que os potiguares conheçam seu novo prefeito até às 20h do domingo e não ultrapassem os 18,32% de abstenção do primeiro turno.
Em Teresina, que tem 531.138 eleitores, o atual prefeito, Elmano Férrer (PTB), e o deputado estadual Firmino Filho (PSDB) disputam o segundo turno. Na primeira votação, Firmino teve 38,77% dos votos válidos, e Elmano Férrer conquistou 33,14% dos votos da capital piauiense.
Na capital maranhense, que registrou no primeiro turno uma das maiores abstenções do País, a escolha dos 678.070 ludovicenses é entre Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e o atual gestor, João Castelo (PSDB).
Fonte: NE10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário